Sebrae/MS e ABPO promovem capacitação de técnicos sobre produção sustentável de carne no Pantanal

O evento, que durou três dias, reuniu cerca de 50 pessoas dos segmentos de veterinária, agronomia, zootecnia e meio ambiente

Foto: Divulgação

A região pantaneira de Mato Grosso do Sul, reconhecida por sua sólida tradição pecuarista, busca expandir sua presença nos mercados e ganhar destaque nacional através de um sistema de criação sustentável. Em parceria com o Sebrae/MS e o Governo do Estado, a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) promoveu uma capacitação nesta semana sobre a aplicação do Protocolo Pantanal Sustentável em propriedades rurais para a certificação do gado de corte. Durante a capacitação, foi disponibilizada uma cartilha explicativa, com o intuito de preparar produtores e técnicos para a organização e implementação de processos produtivos que atendam aos protocolos, permitindo que as propriedades obtenham a certificação com maior agilidade e menor custo.

A capacitação, que começou nesta segunda-feira (3) e terminou na manhã desta quarta (5), foi realizada na sede do Sebrae/MS na capital, e contou com cerca de 50 pessoas, entre técnicos na área de veterinária, agronomia, zootecnia e meio ambiente, além de Consultores do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). De acordo com um dos palestrantes, o médico veterinário e consultor credenciado do Sebrae/MS Marcelo Rondon de Barros a expectativa é de que esse público aumente cada vez mais nos próximos anos, devido a cobrança da regulamentação. “Hoje passamos para os participantes uma cartilha desenvolvida pelo Sebrae e pela ABPO, com um passo a passo de como implementar essas regras dentro da propriedade rural para ter essa certificação”, reforça Marcelo.

Para as mudanças produtivas através de tecnologia e sustentabilidade, a certificação se faz necessária para o desenvolvimento e promoção das ações de apoio a boas práticas e recuperação sustentável do agronegócio do Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal (Pró Pantanal). Um dos benefícios da certificação é proporcionar a preservação do bioma pantaneiro, já que, para conquistar o certificado de Carne Sustentável do Pantanal, os pecuaristas precisam cumprir alguns requisitos, como a utilização de pastagens nativas e recuperação de áreas degradadas. Para a médica veterinária e produtora Mariana Fialho, a capacitação esclareceu pontos importantes do programa. “O evento foi primordial, me deu um norte muito bom, de quais são os processos e de como podemos ser beneficiados. Além disso, entendi sobre os elos que o programa possui, eu não sabia sobre a existência de tantos órgãos envolvidos. Tenho paixão pelo Pantanal, pela pecuária em si, e isso irá agregar valor ao nosso produto”, ressalta Mariana.

Foto: Divulgação

Diferente da Carne Orgânica, que é produzida dentro de uma regulamentação própria por meio de legislação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Carne Sustentável do Pantanal atua sob protocolo relacionado aos sistemas tradicionais de produção pantaneira. Ao ser englobado como produtor de Carne Sustentável do Pantanal, os pecuaristas também têm acesso a vantagens, como desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mediante inscrição no subprograma Carne Sustentável do Pantanal, projeto de incentivo pertencente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência Tecnologia e Inovação (Semadesc).

O Sebrae tem papel fundamental, através do Pró Pantanal, nessa questão. Queremos fomentar essas iniciativas e levar mais autonomia para os produtores, tanto na questão de sustentabilidade como na rentabilidade do seu próprio negócio”, destaca a analista-técnica do Sebrae/MS Kátia Muller.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e Governo do Estado. Para obter mais informações sobre o programa e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo