Saúde e afeto: os cuidados e as celebrações no Dia Internacional do Beijo – 13 de abril

Foto: Stock/Divulgação

A super estrela dos palcos e TV, Ivete Sangalo, diz em um de seus hits… “Comigo é na base do beijo”. Para quem, como ela gosta de carinho, é hora de celebrar. Nesta quinta 13 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Beijo. Prova de afeto entre namorados, casados, amigos, parentes e familiares, cada um à sua forma.

Sem querer ser o estraga prazer da data, é bom, porém, a importância de ter cuidados. Especialmente com os bebês. O vírus de herpes labial, causado pelo vírus Herpes simples (HSV-1), pode afetar os pequenos causando sintomas graves. Por isso muitas mamães chegam a botar avisos para as visitas como “lave as mãos ao chegar e evite beijar a criança”. Trata-se de ter uma atenção redobrada e importante com bebês especialmente. “Os lábios tem características especiais, nem tão resistentes quanto a pele e nem tão finos como a mucosa da boca. Especialmente nesta fase do ano, nas manhãs mais frias pode trazer ressecamento. A hidratação com bastão labial é suficiente nessa fase. Lesões de herpes labial podem aparecer em fases que a pessoa está com a boca mais ressecada”, explica Fabiane Mulinari Brenner, dermatolog ista da Diretoria da SBD. “Quem tem vesículas, está na fase aguda da vesícula do herpes deve evitar beijos e contatos com outras pessoas próximos por cerca de duas semanas”, destaca a médica.

A Dra. Juliana Leal, dermatologista associada da SBD, lembra que hidratar é fundamental não só com produtos, mas bebendo água sempre e fazendo a higiene adequada da boca. “O vírus de Herpes Simples é bem comum e nesse momento, ele é transmissível e além de não ter os beijos, não se deve compartilhar talheres, copos e afins”, destaca.

Já para apaixonados, familiares e beijoqueiros de plantão sem sintomas de herpes, por exemplo, a celebração está liberada. Feliz Dia Internacional do Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo