Saiba quais as doenças capilares que aumentam no inverno

Dermatologista destaca as doenças mais comuns na estação e os cuidados necessários para manter os fios saudáveis

No inverno, é comum que algumas doenças no couro cabeludo aumentem devido às condições climáticas e os hábitos de cuidados com os cabelos. Nessa estação, o ar frio e seco pode ressecar o couro, deixando-os opacos e quebradiços. “As temperaturas mais baixas nos levam a tomar banhos mais quentes e demorados, o que pode contribuir para o surgimento de doenças capilares”, relata o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico da clínica Dermagynus.

Crédito: iStock/Cortesia

Durante o inverno, de acordo com o dermatologista, é comum observar uma maior perda de cabelos, e isso pode ser intensificado por alguns hábitos errados. “Lavar os cabelos em intervalos de dias maiores, usar água mais quente do que o habitual, dormir com os cabelos molhados e utilizar o secador de forma agressiva são exemplos desses hábitos prejudiciais”.

Uma das doenças capilares mais comuns nessa época do ano é a Dermatite Seborreica, também conhecida como caspa. “Ela se manifesta de forma mais intensa devido ao couro cabeludo ficar mais oleoso, facilitando a proliferação de fungos e bactérias, além de aumentar a queda de cabelo. Não é à toa que essa condição é uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos durante o inverno”, destaca Dr. Fraga.

Para evitar danos maiores aos cabelos, a orientação do médico é adotar alguns cuidados especiais nessa época do ano, como evitar banhos muito quentes e demorados, pois a água quente resseca ainda mais os fios. Além disso, é recomendado evitar o uso de shampoos adstringentes, pois eles também podem ressecar a haste capilar. O uso de condicionadores é essencial, pois eles ajudam na hidratação dos cabelos. E a cada 15 dias, é indicado utilizar óleos vegetais à base de Argan, Karité, Macadâmia, entre outros, para proporcionar uma hidratação extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo