Rússia prepara invasão de Avdiivka, na Ucrânia

As tropas russas estão prestes a lançar uma nova investida contra a Ucrânia, desta vez em direção a cidade de Avdiivka, no Leste do país. A região encontra-se devastada e a maioria dos imóveis e prédios estão em ruínas.

A cidade de Avdiivka fica localizada na província de Donetsk, e é vista como um símbolo da resistência ucraniana. Essa província já foi declarada pelas autoridades russas como sendo parte inseparável da Rússia.

Cidade de Avdiivka, no Leste da Ucrânia, devastada pela guerra – Fotos: Divulgação

Os desafios de um novo ataque são muitos, e os ataques com brigadas mecanizadas já começaram. Os civis que ainda residem na cidade estão deixando a região.

Antes da guerra, Avdiivka contava com uma população de 32 mil pessoas. A maioria dos moradores já deixaram a região, com medo de novos ataques a bomba e, sobretudo, por represálias dos soldados russos.

Avdiivka é vista como porta de entrada para a reconquista da cidade de Donetsk, ocupada pela Rússia em 2014. Os russos já declararam que a província faz parte do país e se recusam a devolve-la para os ucranianos.

Donetsk foi retomada recentemente pelos ucranianos, que ergueram sólidas fortificações de defesa.

Cidade de Avdiivka, no Leste da Ucrânia, devastada pela guerra – Fotos: Divulgação

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, autoridades ucranianas afirmaram que forças russas estão mobilizando tropas para invadir Avdiivka, apesar das fortes perdas que tiveram recentemente.

O Ministério da Defesa do Reino Unido informou que os recentes ataques russos em Avdiivka, tem contribuído para um aumento significativo de militares russos na região, e que essas baixas chegam a 85%.

Acredita-se que a Rússia tenha sofrido cerca de 190 mil baixas permanentes, entre mortos e feridos, desde o início da invasão desta região.

Cidade de Avdiivka, no Leste da Ucrânia, devastada pela guerra. – Reuters/Yevhen Titov/File Photo

Com informações das Agências Deutsche Welle e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo