Rueda anuncia Walter Schalka como primeiro nome para o Comitê Gestão

Walter Schalka é escolhido para o Comitê Gestão do Santos FC

CEO da Suzano, maior empresa global de celulose, Walter Schalka é o primeiro nome anunciado para o Comitê de Gestão do candidato a presidente do Santos, Andres Rueda. O reforço da equipe tem grande experiência no mundo empresarial e em gestão no futebol, no próprio Santos FC. “O convite para participar da nossa gestão é mais natural do mundo. Que chapa, que equipe não gostaria de ter alguém com a expertise, com a experiência dele”, destaca Rueda.

Walter Schalka – Foto: Arquivo Pessoal

“Sem dúvida, a partir do momento que ele se coloca à disposição, tem sim que fazer parte e tenho certeza de que vai colaborar e muito com o nosso time”, reforça o candidato da chapa União pelo Santos, que tem o apoio de vários empresários renomados. Schalka é o primeiro nome e os próximos serão divulgados ainda em novembro, antes da eleição, marcada para o dia 12 de dezembro.

Aos 59 anos de idade, Schalka é engenheiro formado pelo Ita e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), com cursos de especialização e aperfeiçoamento nos Institutos IMD (Suíça) e Harvard (EUA).

Foi eleito CEO do ano na América Latina por seis anos consecutivos, de 2015 a 2020, pela Fastmarkets RISI, consultoria especializada na indústria de papel e celulose, e também escolhido um dos 15 melhores CEOs do Brasil em 2018 e Executivo de Valor 2020 na categoria Papel, Papelão e Celulose em premiação do jornal Valor Econômico.

No Santos FC também teve passagem destacada, participando do primeiro Comitê Gestor do Clube, no início da administração de Luis Álvaro Ribeiro, em 2010 e 2011, sendo o responsável pelo futebol, quando o clube conquistou a Copa do Brasil e o tri da Libertadores.

Sua função era assegurar que todas as transações e a gestão fossem absolutamente limpas, fazendo o meio-campo na parte financeira do futebol. Recentemente também teve papel fundamental em outro capítulo da história do Clube, na negociação com o Hamburgo, conseguindo reduzir a dívida e reconquistar credibilidade junto ao time alemão.

SATISFAÇÃO – Para Walter Schalka, a nova participação no Comitê de Gestão é motivo de satisfação, para poder ajudar o Santos. “Poder participar de um projeto de transformação, de reestruturação que o Santos precisa fazer. E podem ter certeza de que eu vou colocar o meu esforço, a minha dedicação, a minha competência em prol do Santos, como sempre fiz!”, destaca.

“E vou fazer isso porque acredito que Rueda é o candidato mais bem preparado para o Santos e o Santos precisa de um processo onde tenhamos juntos a melhor equipe para fazer acontecer. Fico muito honrado e muito lisonjeado pelo convite que recebi”, reforça o primeiro membro do Comitê de Gestão de Rueda.

Ele explica que mesmo com a importante função de comandar a maior empresa do Mundo na área de celulose, que hoje representa 18% do mercado global – com faturamento de 30 bilhões de reais e geração de caixa da ordem de 14 bilhões de reais/ano – consegue organizar seu dia para se dedicar ao Santos. “Uso parte do meu tempo remanescente, porque acredito que temos a responsabilidade e o prazer em fazer com que o Santos seja melhor. Faço isso porque precisamos resgatar a credibilidade do Clube”, conta.

“Eu ajudar o Santos e participar desse processo é um sentimento que me dá prazer. Sou santista fanático e quero ajudar o Santos a ser colocado no patamar que merece. Vou ajudar o Andres Rueda, que é o melhor candidato que o Santos tem nesse momento, é o mais bem preparado, com a melhor estrutura e a melhor equipe para fazer essa remodelação que o Santos precisa passar. A união do Santos é que vai fazer essa transformação”, ressalta.

Walter Schalka é CEO da Suzano, desde janeiro de 2013. Tem papel estratégico na evolução dos resultados da companhia nos últimos anos, incluindo a fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria Celulose, concluída em 14 de janeiro de 2019.

Iniciou sua carreira no Citibank e posteriormente ingressou na Holding Financeira do Grupo Maepar. Em 1989, assumiu o cargo de diretor financeiro e administrativo na Dixie Lalekla. Com a fusão das empresas Toga e Dixie Lalekla, em 1995, passou a diretor-Ggral do Grupo Dixie Toga. Em maio de 2005, ingressou no Grupo Votorantim, no cargo de presidente da Votorantim Cimentos, que ocupou até assumir a Suzano.

Experiência na gestão e fim da fragmentação na política

Walter Schalka destaca que o seu conhecimento e sua experiência serão importantes no projeto proposto por Rueda na administração do Santos FC. “Eu participei da gestão Laor nos dois primeiros anos e conheci futebol por dentro, aprendi o que tem de ser feito e eu venho do mundo empresarial. Então, nós precisamos trazer para o mundo do futebol os conceitos empresariais e, por isso, que a gestão Rueda vai ser muito forte. Vai trazer o conhecimento de muita gente que tem essa expertise e sabe trabalhar com empresas grandes, que tem experiência em fazer isso em reestruturar empresas para fazer esse mesmo exercício no Santos”, argumenta.

Ele também explica o motivo que o fez apoiar a chapa de Rueda na eleição: “Acabar com a fragmentação política que o Santos tem e está levando o Clube a essa situação de dificuldade. Nós temos de trazer todos os santistas juntos. Todos nós temos o mesmo objetivo, que é fazer o Santos melhor, vamos nos juntar, nos unir nesse processo de reconstrução que o Santos precisa fazer. Chega de nós ficarmos atacando outros santistas. Temos um objetivo, um propósito, de construção do Santos”.

CREDIBILIDADE – Para ele, o processo de reestruturação passa pela busca da credibilidade e projeção nacional e global. “O Santos tem de aumentar a sua base de torcedores ao longo do tempo. Tem de voltar a ganhar representatividade, tanto no mercado nacional quanto global. E o mais importante, o Santos tem de ter uma imagem e essa imagem do Santos de representar a paz, representar o que de melhor o Brasil tem, precisa ser transportada para o Brasil e para o Mundo”, explica.

O primeiro nome do Comitê de Gestão aproveita para elogiar o seu candidato de forma direta. “A pergunta que eu faço para você é muito clara, muito forte e muito direta. Você contrataria vários daqueles candidatos do Santos para administrar a sua empresa? Se a resposta for não, não vote neles. Se a resposta for eu tenho dúvida, não vote neles. Porque estamos contratando alguém para ficar três anos nos liderando e a melhor pessoa para isso é o Andres Rueda. Não só é preparado, mas vai ter uma equipe muito forte para fazer”, define.

E completa falando de sua paixão pelo time da Vila Belmiro. “O Santos para mim é uma força muito grande. Dia de jogo do Santos para mim é imbatível. Eu tenho de assistir em qualquer lugar do Mundo que eu esteja”.

ASSISTA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

ACESSE: https://youtu.be/OuSPHzcsfxE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo