Robôs do IFMS conquistam sete vagas em olimpíada estadual

capital, duas equipes conquistaram vaga para a estadual - Foto Campus Campo Grande

capital, duas equipes conquistaram vaga para a estadual – Foto Campus Campo Grande

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram sete das nove vagas disponíveis para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será promovida entre os dias 26 e 28 de agosto, em Coxim.

As equipes se classificaram ao vencer as etapas regionais da competição, promovidas na semana passada nos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim e Ponta Porã.

As vitórias foram na categoria nível 2, voltada para o ensino médio. Também puderam participar estudantes de escolas públicas e privadas.

Os competidores precisaram construir e programar robôs capazes de percorrer uma pista, que simula uma área de desastre, desviando de obstáculos.

O vencedor da fase estadual irá representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional da Olimpíada, no final de outubro, em Uberlândia (MG).

Ponta Porã – O Campus Ponta Porã conseguiu classificar três equipes, Spark, Hal e Dogma. No total, 11 estudantes do curso técnico integrado em Informática irão competir na fase estadual.

Professor Marcos Vilhanueva orienta estudantes do Campus Ponta Porã - Foto Campus Ponta Porã

Professor Marcos Vilhanueva orienta estudantes do Campus Ponta Porã – Foto Campus Ponta Porã

A quarta colocada, do Colégio Magsul, também conquistou uma vaga.

 “Neste ano, o percurso da competição está mais difícil, mas a expectativa é ganharmos a estadual de novo, seria a quarta vez consecutiva”, apontou o professor Marcos Vilhanueva, orientador das equipes.

Há um semestre participando do grupo de robótica, o estudante Muriel Leandro da Silva, 16, conquistou o primeiro lugar da regional com a equipe Spark.

“Sempre me interessei pelo assunto, por isso quis participar do grupo. Como foi a primeira vez que competi, não esperava ganhar, então foi excelente. Agora, espero vencer a etapa estadual”, afirmou o estudante, que pretende permanecer no grupo de robótica até sair do IFMS.

No ano passado, a equipe Hal conquistou a vaga para a nacional, realizada em São Carlos (SP)

Outros campi – Em Aquidauana, a equipe Shadow do IFMS foi a vencedora da etapa local. Em Coxim, a equipe do campus Robótica Coxim foi a vencedora.

Robôs são programados para seguir percurso - Foto Campus Aquidauana

Robôs são programados para seguir percurso – Foto Campus Aquidauana

Na Capital, o Instituto conquistou a primeira e a segunda classificação, com a Quick Fix e Motor Possante V2, respectivamente. A terceira colocada, equipe Ace, é do Colégio Montessori.

OBR – É uma olimpíada científica apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinada a alunos de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o Brasil.

Anualmente, a Olimpíada elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas utilizando a temática robótica.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da OBR. O endereço é www.obr.org.br.

Evento – A etapa estadual da OBR será realizada durante a edição 2015 da Escola Regional de Informática (ERI-MS), promovida pelo IFMS em parceria com a UFMS.

Sediado nos campi das duas instituições no município, o evento irá promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais da computação. Entre as atividades previstas estão palestras e minicursos em diversas áreas.

O evento é fomentado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A programação completa está disponível na página da ERI-MS. O endereço é www.eri2015.ufms.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo