Aniversário de Rio Verde (MS)

Rio Verde de MT-MS: 62 anos de emancipação político administrativa.

Município de Rio Verde de Mato Grosso (MS) – Foto: Paulo Sergio.

Município de Rio Verde de Mato Grosso (MS) – Foto: Paulo Sergio.

A cidade de Rio Verde de MT-MS, completa 62 anos hoje em pleno desenvolvimento e tem hoje quase 20 mil habitantes. O município de Rio Verde de Mato Grosso está situado na região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul, com sede localizada a 204 km da capital. Seus limites são: ao norte com o município de Coxim, ao sul com o município de Rio Negro, a leste com o município de São Gabriel do Oeste e a oeste com os municípios de Corumbá e Aquidauana.

Foram os índios caiapós os primeiros habitantes das terras que hoje constituem o Município de Rio Verde de Mato Grosso. As terras do atual município permaneceram inabitadas até o ano de 1885. Em 1931 o Governo do Estado criava o Distrito de Paz de Rio Verde. O Município de Rio Verde de Mato Grosso, que durante algum tempo se chamou Coronel Galvão, recebeu esse topônimo em virtude de um curso d´água que banha a sede municipal e tem essa denominação. O termo Mato Grosso foi acrescido por força da legislação que rege o assunto e para evitar confusão com o Município de Rio Verde, no Estado de Goiás.

O mais importante setor econômico no município é o agropecuário, com a criação de bovinos para corte e, na agricultura destaca-se em culturas temporárias o cultivo de soja.

Os dados do IBGE/2010 apontam o município com uma área de 8.153,90 km², sendo o 8º maior município do estado, representando 2,38% da área do Estado. A densidade populacional em Rio Verde de Mato Grosso e de, em 2015, de 2,38 pessoas por km.

O setor que mais gera valor no município é o de Comércio e Serviços, que vem aumentando a sua participação nesses últimos 4 anos. O setor agropecuário apresentou expressiva participação no valor da produção de 2014, contribuindo com cerca de 30% do PIB municipal, enquanto em nível estadual chega a apenas 12%.

O município chega, em 2016, com quase 20 mil habitantes, segundo a estimativa do IBGE. A população do município cresceu 7%, entre 2000 e 2015, e acentuou-se mais no ano de 2014 e em 2015 teve mais de 200 nascimentos na cidade. A cidade fundada em 16 de dezembro de 1953, não perde sua característica turística com vocação para pecuária.

O município de Rio Verde de Mato Grosso, em 1991, possuía um IDH considerado muito baixo. Em 2010, em termos de ranking, foi rebaixado a sua posição, em termos de desenvolvimento, mas nos últimos anos, o município de Rio Verde de Mato Grosso, apresentou melhorias nas condições de vida da população. O fator principal que levou ao aumento do IDH foi a melhoria na educação.

Outro índice que visa mensurar o grau de desenvolvimento é o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. O IFDM acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde.

O prefeito da cidade, Mário Alberto Krüger, diz acreditar que o desenvolvimento da cidade, apesar da crise tem sido constante. “Rio Verde tem outra característica que é o espírito de um povo guerreiro e batalhador, força essa que vem de seus primeiros habitantes”, os caiapós, diz o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo