Rio Guaíba transborda e alaga parte do cais em Porto Alegre (RS)

Por precaução, as autoridades locais determinaram o fechamento das estações de trens urbanos na cidade

O nível do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, subiu significativamente na tarde desta segunda-feira (20), atingindo os 3,19 metros. O nível foi medido pela Defesa Civil por volta das 13h15min (horário de Brasília) e, por precaução, as comportas de sistema de proteção contra enchentes foram fechadas por determinação da Prefeitura de Porto Alegre, capital do Estado.

Rio Guaíba transborda em Porto Alegre (RS) e as águas invadem trecho do Cais Mauá — Foto: Prefeitura de Porto Alegre/Cortesia

O Rio Guaíba atingiu 3,19 metros, maior nível desde a enchente histórica registrada em 1941 na capital do Estado. Três estações da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) foram fechadas na capital, devido ao risco de alagamentos e inundações.

Segundo dados da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), em 1941 o nível do Rio Guaíba chegou a 4,75 metros, alagando ruas e avenidas no Centro Histórico.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), informou que a cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 metros. O fechamento das comportas de proteção contra enchentes foi necessário devido ao aumento da chuva nas cabeceiras do Rio Guaíba e, sobretudo, por causa do volume de água dos rios que desaguam no Guaíba.

A Trensurb informou que as três estações foram fechadas devido ao risco de alagamentos, e que não há previsão para a reabertura e a retomada dos serviços de trens urbanos. As três estações que foram fechadas são: Mercado, Rodoviária e São Pedro.

Já com relação das comportas que foram fechadas, a primeira, a de nº 4, fica localizada na Avenida Sepúlveda Pertence, no Centro da cidade. As demais foram fechadas no decorrer do dia.

O Rio Guaíba apresentou instabilidade hoje de manhã e ondas foram registradas. Uma embarcação do Catamarã sofreu avarias no casco, após colidir em um muro no Cais Mauá.

O acidente aconteceu por volta das 08h05 (horário de Brasília), e foi provocado pela força das correntezas das águas do Guaíba.

Segundo as autoridades locais, no momento do incidente não havia passageiros a bordo da embarcação, apenas alguns tripulantes, que não ficaram feridos.

O barco foi rebocado e levado para um local específico, aonde serão realizados todos os reparos necessários.

Em nota, a Empresa CatSul, que administra o transporte hidroviário, informou que as operações do Catamarã foram suspensas temporariamente em decorrência das avarias em uma das embarcações e, principalmente, por causa do fechamento das comportas dos portões de acesso à Estação Hidroviária do Cais Mauá.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo