Revitalizada, escultura de capivara volta à Morada dos Baís nesta quarta-feira

Após ser vandalizada, obra foi recuperada pelo artista plástico Cleir.

Foto: Assessoria

Campo Grande (MS) – Cinco dias após ser danificada por vândalos, a Capivara Morena, criação do artista plástico Cleir volta nesta quarta-feira (13), no período da tarde, já restaurada ao seu lugar, a Morada dos Baís.

A obra foi danificada na madrugada da última sexta-feira (8) quando, segundo testemunhas, um grupo de pessoas chutou a peça, que teve uma das patas quebradas, além de outros danos.

“Foi um trabalho intenso que exigiu muito cuidado para recompor as partes danificadas, respeitando a estrutura e a pintura da peça. Fiquei muito triste com o que houve, pois, esse trabalho envolveu muito carinho, foi um presente para a cidade”, avalia Cleir.

A obra faz parte do projeto Capivara Urbana – uma iniciativa da Águas Guariroba para comemorar os 118 anos de Campo Grande, celebrado em 26 de agosto.  Além da peça exposta na Morada dos Baís, foram instaladas obras nos altos da avenida Afonso Pena, Feira Central, Orla Morena e praça Ary Coelho;

“Sabemos que foi um ato de vandalismo isolado, que a população aprecia e respeita a arte, por isso pedimos que todos ajudem a cuidar. É um patrimônio de todos e além disso, o destino das obras terá um fim social muito importante”, destaca o artista, recordando que depois de expostas, as esculturas serão leiloadas em dezembro e a arrecadação será revertida a entidades assistenciais da Capital.

Capivara Morena 

Esculpidas em fibra de vidro, as capivaras foram produzidas por Cleir em um processo que durou 45 dias. Cada escultura mede 90 centímetros de altura e tem 1,85 metros de comprimento.

Os artistas plásticos Ana Ruas, Isaac de Oliveira, Jonir Figueiredo e Guto Naveira participaram do projeto colorindo as capivaras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo