A boneca Barbie dispensa apresentações. Desde que foi introduzida ao mercado de brinquedos, durante a década de 1950, a personagem tornou-se uma referência global do mundo feminino, sendo retratada com diferentes aparências e profissões. Em 2023, seu legado foi homenageado com um filme live-action que faturou quase 1,5 bilhão de dólares em bilheteria – números que reforçam sua popularidade.
Contudo, essa está bem longe de ser a estreia da boneca nos cinemas. Desde o início dos anos 2000, a personagem recebeu mais de 30 animações em computação gráfica, a apresentando nos mais diversos contextos e histórias. A seguir, confira algumas das suas aventuras mais marcantes:
Barbie em “A Rapunzel”
Barbie já interpretou muitas princesas em suas animações – na maioria dos casos como ela mesma, mas algumas vezes no papel de algum nome conhecido dos contos de fadas. Esse é o caso de A Rapunzel, em que ela encarna a princesa com uma longa trança que está aprisionada em uma torre.
O filme chama a atenção pela qualidade dos coadjuvantes, que deixam a história mais divertida. O destaque vai para a dragão Penelope, que não se dá muito bem com seu pai.
Barbie em A Princesa e a Plebeia
Ainda dentro do contexto de princesa, Barbie em A Princesa e a Plebeia traz uma releitura interessante do conto O Príncipe e o Mendigo, de Mark Twain. A história gira em torno da princesa Anneliese e da plebeia Erika, que por serem idênticas, decidem trocar de lugar para viver experiências novas.
Esse foi o primeiro musical da personagem, trazendo alguns hits que foram bem populares em sua época.
Barbie Rainhas do Rock
Ainda seguindo a premissa de duplas idênticas trocando de lugar, Barbie Rainhas do Rock traz uma pegada mais moderna e jovial, transformando a boneca em uma estrela da música, apesar de constar rock no título, o gênero abordado no filme é o pop.
Barbie, novamente como princesa, acidentalmente é enviada para um acampamento de música pop. Em contrapartida, seu clone Erika – que aqui é uma estrela do pop – vai parar no acampamento destinado à realeza.
Barbie: Aventura nas Estrelas
Essa animação chama a atenção devido à mudança brusca de cenário, tirando Barbie de todo o contexto de realeza e a colocando em uma jornada no espaço sideral. Em sua primeira aventura sci-fi, a personagem incorpora a habitante de um planeta desconhecido cuja existência está em risco.
Determinada a salvar sua terra natal, Barbie parte ao Planeta Capital, onde conhecerá seres dispostos a ajudá-la a reverter a situação da sua casa.