Professor Marcelo Miranda vai comandar a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania

Professor Marcelo Miranda – Foto: Acervo Pessoal

Campo Grande (MS) – O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anunciou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (27), os demais nomes que vão compor as secretarias de sua gestão. A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) será comandada pelo professor Marcelo Miranda.

Durante os últimos sete anos e meio, Marcelo Miranda esteve à frente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e foi um dos responsáveis pela transformação do esporte sul-mato-grossense. Recentemente, o mestre em Educação Física e professor universitário concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “O Marcelo, agora, tem a missão de liderar a principal ação articuladora da secretaria, que é a transversalidade entre essas áreas. Essa integração entre os segmentos é muito importante para Mato Grosso do Sul”, destacou o governador eleito Eduardo Riedel.

Já conhecemos bem o trabalho do Marcelo. É uma pessoa competente, teve um orçamento curto no começo da gestão [em 2015] e fez muito. Isso é sinal de capacidade de trabalho e realização, nunca ficou reclamando do orçamento à disposição. Realizou, fez acontecer e transformou o esporte no estado”, completou Riedel.

O futuro titular da Setescc agradeceu a confiança depositada em seu trabalho. “Foi um grande desafio nesses mais de sete anos à frente da Fundesporte; foi meu primeiro cargo público e quero agradecer não só por mais essa oportunidade, mas também pelo apoio que foi dado nesses anos de governo, que possibilitou que fizéssemos profundas transformações no esporte”, disse Miranda.

Agora, na Setescc queremos unificar as ações para que possamos oferecer melhores serviços à sociedade. Vamos montar uma equipe técnica, que é uma característica da nossa proposta de governo”, finalizou o novo secretário.

A Setescc vai englobar as fundações de Turismo (Fundtur), de Desporto e Lazer (Fundesporte), de Cultura (FCMS) e mais oito subsecretarias de políticas públicas: Mulheres, Promoção da Igualdade Racial, População Indígena, Juventude, LGBT+, Pessoas com Deficiência, Pessoas Idosas e de Assuntos Comunitários. Segundo Eduardo Riedel, os diretores-presidentes das fundações serão nomeados na próxima semana. Já os subsecretários, ao longo do mês de janeiro.

Confira abaixo as principais ações do professor Marcelo Miranda à frente da Fundesporte (2015-2022):

– Foi responsável pela criação do Bolsa Técnico em 2017, colocando MS como pioneiro na valorização de técnicos e professores. O programa serviu de modelo para a implantação em outros estados, como Minas Gerais.

– Ampliação ano a ano do Bolsa Atleta, valorizando os atletas de destaque com auxílio financeiro mensal, para que possam representar o estado em competições nacionais e internacionais, como os paratletas Yeltsin Jacques e Fernando Rufino, medalhistas de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020.

– Reestruturou os Jogos Escolares de MS, no convencional e paralímpico. As delegações passaram a ficar hospedadas em hotéis, movimentando toda a rede hoteleira e impactando a economia; é oferecida alimentação de qualidade, acompanhada por nutricionistas; o Centro de Convivência propicia atividades culturais e de interação entre os jovens, além de ações sociais e ambientais; mudança no formato de disputa, mantendo as equipes em atividade até o último dia de jogos.

– Resgate dos Jogos da Melhor Idade, que não aconteciam há bastante tempo e era reivindicação latente dos Centros de Convivência (CCIs). O evento passou de simples festival, para um formato mais competitivo, abrangente e acolhedor.

– Fortalecimento do esporte escolar com o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), que oferece treinamento esportivo de 22 modalidades nas escolas da rede estadual, no contraturno das aulas. Além disso, é mais um vínculo e oportunidade de trabalho para profissionais de educação física.

– A questão infraestrutural do esporte sul-mato-grossense sempre foi uma preocupação. Após dirigir a Fundesporte, ginásios e espaços esportivos foram revitalizados ou criados. Hoje, todos os 79 municípios têm ginásio, sem contar a inauguração de praças para o fomento do esporte de alto rendimento, como o Complexo Poliesportivo e Cultural – Arena Maracaju “Dr. Adersino Valensoela Gomes”. Ademais, idealizou o programa MS Bom de Bola, que oferece uma arena esportiva de basquete 3×3 + futebol society a todas as cidades do estado.

– Apoio maciço a clubes, associações e federações na realização de suas competições no estado e na participação de atletas em eventos nacionais e internacionais.

– Idealização dos espaços para a prática de atividade física no projeto de revitalização dos Parques dos Poderes, como a pista de caminhada, ciclovia e academias ao ar livre.

– Projeção para MS receber eventos esportivos de impacto, para envolver os atletas da nossa terra, inspirar crianças e jovens, e oferecer à população grandes espetáculos. Tudo isso sem contar a movimentação econômica e turística. Entre os principais eventos estão Rally dos Sertões e Copa Truck, Taça Brasil e Copa Mundo do Futsal, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, campeonatos nacionais de boxe, canoagem, judô, taekwondo, natação, laço comprido, mountain bike, tênis de mesa, badminton, atletismo, goalball, basquete em cadeira de rodas, ginástica, futevôlei e muitos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo