Prof. Pedro Chaves na Academia Brasileira de Educação

(Já ocupante da Cadeira nº 19 da ASL, agora assume a Cadeira 32 da ABE)

Já detentor da sua imortalidade literária, ao ter sido eleito em 2017 para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL, a mais tradicional entidade literária de MS), o Prof. Pedro Chaves dos Santos Filho alcança agora – novamente por méritos próprios e justo reconhecimento – a condição de Imortal também da Academia Brasileira de Educação (ABE), para a qual foi recentemente eleito – e cuja Posse solene em 20/03, às 18h, quando o novo Acadêmico – que será saudado em nome da ABE pelo Acadêmico Ronaldo Mota – assumirá a titularidade da Cadeira nº 32 (sucedendo ao saudoso Tarcísio Padilha), em evento na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa – Praia do Flamengo nº 340 – Rio de Janeiro.

Acadêmico Pedro Chaves dos Santos Filho (Foto: arquivo ASL)

Composta por 40 Cadeiras (Acadêmicos Titulares ad vitam), a Academia Brasileira de Educação, com sua sede no Rio de Janeiro, congrega relevantes personalidades e ícones do segmento da Educação e Tecnologia do nosso país. Compõem atualmente a ABE nomes como, por ex: Arnaldo Niskier (membro e ex-presidente da ABL), Gabriel Chalita (da Academia Paulista de Letras), e Heitor Gurgulino de Souza, que foi Reitor da renomada Universidade das Nações Unidas.  A Cadeira 32 da ABE, que doravante pertencerá ao Prof. Pedro Chaves, tem como patrono o saudoso Acadêmico Medeiros e Albuquerque.

Conforme consta em documento da valorosa Academia Brasileira de Educação, a instituição ‘tem por objetivo debater os problemas educacionais e sugerir soluções que levem à melhoria da qualidade da educação brasileira, visando sempre a colaborar para o desenvolvimento da educação, em todos os graus e ramos do ensino; concorrer para o aprimoramento cultural do país; e resguardar a memória e o trabalho dos grandes vultos nacionais e internacionais que se destacaram no campo da educação. Promove seminários e congressos nacionais, reunindo educadores de todo o país’.

Pedro Chaves dos Santos Filho é professor, conferencista, empresário, escritor, e ex-senador da República. Integra o IHGMS e é também membro efetivo da ASL. É autor e coautor de várias obras publicadas. Diplomado em Economia pela Universidade de Campinas, possui curso de formação educacional universitária na Universidade de Michigan-USA. É Doutor Honoris Causa, pelo Centro Universitário de Brasília. Nasceu em Campo Grande/MS, onde foi um dos fundadores da Escola Mace (juntamente com seu irmão Plínio e sua irmã Therezinha) e da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp, instituição da qual foi Reitor. Fundada em 1969, a MACE (Moderna Associação Campo-Grandense de Ensino) teve início do ano letivo em 1970 – com arrojadas iniciativas e rápido crescimento, superando expectativas, a Escola já contava com cerca de mil e duzentas matrículas em 1971, ano em que acontece o matrimônio do professor Pedro Chaves com a educadora Reni Domingos dos Santos, que desde os primeiros instantes esteve efetivamente engajada na instituição de ensino que conquistou o respeito de Mato Grosso do Sul e também nacional.

Acadêmico Pedro Chaves e sua esposa Profa. Reni – (Foto: ASL)

Falar da trajetória de Pedro Chaves dos Santos Filho é estabelecer a saga de um lídimo vencedor que – com determinação, inteligência, e plena dedicação ao trabalho – construiu e continua a construir admirável exemplo.  Pertencente à linhagem dos seres probos, pautando seu cotidiano com incansável mister e sempre ancorado na ética e na honradez, o (agora imortal da ABE) Prof. Pedro Chaves, com talento inato e fé inabalável – qual eterno aprendiz sempre a desbastar ásperos rochedos – tornou-se grife da Educação em MS e no Brasil, edificando e imortalizando a sua arrojada e distinta história de vida.

____________________________________________________________________________

*Rubenio Marcelo (Colunista desta página) é poeta, escritor, ensaísta e compositor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autor de várias obras publicadas, inclusive o livro ‘Vias do Infinito Ser’: indicado para o Vestibular da UFMS e triênio PASSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo