ACP 70 anos… em livro de Eronildo Barbosa da Silva

Capa do Livro ‘ACP 70 anos’, de Eronildo Barbosa da Silva – Foto: Divulgação

Honrado, recebi o novo livro do escritor e professor Eronildo Barbosa da Silva: “ACP 70 anos – História da Organização Sindical dos Professores de Campo Grande” (Ed. Life). A obra comemorativa às sete décadas da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) – de relevante valor para o estudo da Educação em MS – traz prefácio de Ronaldo Franco (ex-presidente da ACP) e apresentação de Amarílio Ferreira Jr.

São dezoito imperdíveis Capítulos distribuídos nas 268 páginas do livro e que enfocam, com riquezas de detalhes, desde a gênese da ACP de Campo Grande, até os dias atuais, enfatizando – ao longo da obra – as específicas e intensas ações sindicais, mudanças e lideranças na política sindical da septuagenária entidade, lutas e conquistas no decorrer da história. Outrossim, deveras valoroso também é o farto material fotográfico contido no livro, especialmente nas págs 233 a 265.

Fruto de desvelo e abalizada investigação do seu autor, a obra “ACP 70 anos – História da Organização Sindical dos Professores de Campo Grande” celebra a trajetória exemplar dessa essencial categoria profissional e da ACP, importante entidade sindical de Mato Grosso do Sul que atualmente conta com a expressiva filiação de cerca de cinco mil professores e professoras. Criada em 1952, a ACP teve como uma das fundadoras – e sua presidente por dois fecundos mandatos – a nossa (hoje saudosa) confreira Maria da Glória Sá Rosa (a inesquecível Profª Glorinha), que ocupou a Cadeira nº 19 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e nos deixou em 2016.

Conhecedor da história e exímio escritor/professor, Eronildo Barbosa da Silva enquadra os fatos (vivenciados e/ou pesquisados) com peculiar maestria, concatenando detalhes e informações, e – com o dom inato do grande historiador que é – proporciona aos leitores o entendimento envolvente do que escreve, característica que torna suas obras dignas do reconhecimento e aplauso do público. O autor está de parabéns por mais esta significativa criação: “ACP 70 anos – História da Organização Sindical dos Professores de Campo Grande”, livro que será lançado oficialmente na manhã de sábado, 15/out. – Dia do Professor – no Clube de Campo da ACP: Av. Conde de Boa Vista, 4151 – Santa Emília – CG/MS. Vale a pena conferir!

__________________________________________________________

*Rubenio Marcelo é poeta, escritor, ensaísta e compositor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autor de várias obras publicadas, inclusive o livro ‘Vias do Infinito Ser’: indicado para o Vestibular da UFMS 2021/22/23 e triênio PASSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo