Presidente do Sistema Famasul apresenta potencialidades de MS à Diretoria da CNA

Maurício Saito, presidente da Famasul – Foto: Divulgação

Maurício Saito, presidente da Famasul – Foto: Divulgação

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, apresentou um panorama das produções agropecuárias de Mato Grosso do Sul à Diretoria Executiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na manhã desta quarta-feira (08), na Casa Rural, em Campo Grande.

A apresentação aconteceu durante a II Reunião Itinerante da CNA, que nesta edição é sediada na capital de MS e reuniu o presidente da CNA, João Martins, com diretores e presidentes de várias as Federações da Agricultura e Pecuária do país.

Mauricio Saito falou a respeito da produção de grãos nas últimas décadas do Estado, pontuando a expansão da área de plantio e o investimento em tecnologia. Somente nas últimas duas décadas a produção de soja registrou um crescimento de 190%.

“É uma característica do estado de Mato Grosso do Sul o desenvolvimento de produções calcadas em estudo e pesquisa, sendo por isso um estado privilegiado por abrigar três unidades da Embrapa – Pantanal, Gado de Corte e Agropecuária Oeste – e duas Fundações de Pesquisa, Fundação MS e Fundação Chapadão”, afirmou.

O período também marca uma profunda transformação na pecuária, que teve um aumento de 44% no volume de abates. A bovinocultura de corte saiu das 671 mil toneladas e alcançou 965 mil toneladas em 2014. Destacou que os números registram um decréscimo de 3% no rebanho, deixando evidente o investimento em incrementos significativos na produtividade e na inovação tecnológica e manejo adequado.

“A suinocultura cresceu praticamente 140%, em detrimento de um rebanho que não aumentou nem 90%. Esses dados refletem a eficiência produtiva do setor. O que não foi diferente na avicultura, que teve um aumento de 114% na produção de carnes. Para fechar, temos a produção de cana-de-açúcar que, embora Mato Grosso do Sul tenha sofrido alguns fechamentos de plantas, cresceu significativamente”, concluiu.

O presidente da CNA, João Martins, comentou que as Reuniões Itinerantes têm como proposta justamente conhecer as potencialidades dos estados, bem como os desafios e realidades.

“Mato Grosso do Sul é um estado muito rico e que tem suas produções reconhecidas nacionalmente. Conversar sobre esses números pessoalmente, saber como está o desenvolvimento da agropecuária, a expectativa dos produtores rurais, os desafios do setor é o que nos motivou a organizar esses encontros de forma itinerante”, destacou.

O primeiro encontro aconteceu em março, em Belém, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará – FAEPA, reunindo o presidente da CNA, diretores da entidade e os presidentes das Federações da Agricultura da região Norte. Também estão previstas novas reuniões nas demais regiões do Brasil, completando o ciclo de debates e o levantamento de dados que subsidiarão a elaboração de políticas públicas para a agricultura e a pecuária do País.

Participam da II Reunião Itinerante da CNA em Mato Grosso do Sul o secretário executivo do SENAR Brasil, Daniel Carrara; o presidente da Faeg – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, José Mário Schreiner; o presidente da Faeac – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, Assuero Doca Veronez; o presidente da Faesc – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo; o presidente da Farsul – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Rivaci Sperotto; o presidente da Faepa – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba, Mário Antônio Pereira Borba; o presidente Faemg – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; e o presidente da Faes – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo, Julio da Silva Rocha Junior, além de assessores técnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo