Premiê convida Papa Francisco para visitar Ucrânia

Papa Francisco com o premiê da Ucrânia, Denys Shmyhal (Foto: Ansa)

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, foi recebido nesta quinta-feira (27) pelo papa Francisco, no Vaticano, e convidou o líder da Igreja Católica para visitar Kiev.

A audiência durou cerca de meia hora e ocorreu no dia seguinte à realização de uma conferência promovida pelo governo italiano em Roma para discutir a reconstrução da Ucrânia.

“O santo padre foi convidado novamente. Esse convite já foi feito várias vezes e certamente será repetido ainda”, disse o embaixador de Kiev no Vaticano, Andrii Yurash, que acompanhou a reunião.

O Vaticano, por sua vez, divulgou um comunicado em que afirma que o encontro foi “cordial” e abordou “várias questões relacionadas à guerra na Ucrânia, com atenção particular ao aspecto humanitário e aos esforços para restabelecer a paz”.

Francisco já expressou em diversas ocasiões seu desejo de visitar a Ucrânia, mas sempre deixou claro que só o fará se também puder viajar à Rússia.

Na última quarta, o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, garantiu que o convite ao Papa está “permanentemente aberto” e que seu país ficaria “feliz em recebê-lo nesse período tão sombrio”.

A guerra será um dos principais temas na agenda da visita do pontífice à Hungria, país que compartilha fronteira com a Ucrânia, entre 28 e 30 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo