Prédio desaba em Havana, capital de Cuba, e deixa 2 mortos

Bombeiros trabalham em resgate em prédio que desabou nesta quarta-feira (04) em Havana, capital de Cuba – Foto Alexandre Meneghini/Reuters

Um prédio residencial desabou na manhã desta quarta-feira (04) em Havana, capital de Cuba, causando a morte de duas pessoas e deixando outras três feridas. As causas do desabamento ainda são desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, cerca de 50 pessoas moravam no prédio, que estava em péssimas condições.

Equipes dos Bombeiros, da Defesa Civil e dos Serviços de Emergência foram mobilizadas e enviadas para a área, que foi isolada. As moradias próximas foram evacuadas.

Uma bombeira de 40 anos, chegou ao local da tragédia após o primeiro desmoronamento, quando um abalo fez uma parede cair sobre ela, que morreu soterrada.

O corpo da bombeira foi resgatado e levado para o necrotério de um hospital próximo.

O chefe dos bombeiros, Primeiro-Coronel Luis Carlos Guzmán, disse que a infraestrutura do prédio está condenada, e que a edificação terá que ser demolida.

Por volta do meio-dia (horário local), os bombeiros encontraram o corpo de um jovem de 23 anos, que estava sob os escombros da fachada principal do prédio.

O Ministério do Interior (Minint) de Cuba informou que a edificação possui cerca de 79 anos, e que os proprietários não fizeram as reformas necessárias.

Um homem, ainda não identificado, está desaparecido e ainda não foi localizado. As equipes de resgate continuam trabalhando no local para tentar localizar possíveis vítimas que ainda possam estar soterradas.

As equipes de resgate contam com o auxílio de cinco caminhões e um guindaste, além de cães farejadores.

Uma equipe de resgate é vista em frente ao prédio que desabou nesta quarta-feira (04) em Havana, capital de Cuba, causando a morte de duas pessoas. – Foto: AFP

Um funcionário da Direção de Moradia de Havana Velha, identificado como sendo Arnelis de la Candelaria Hernández, informou que 55 pessoas residiam no prédio, que apesar de muito antigo, ainda estava com a infraestrutura intacta, e não apresentava inclinação.

É um prédio antigo, mas não está inclinado. Isso nos surpreendeu“, disse Arnelis de la Candelaria Hernández.

Devido à falta de manutenção, muitos prédios em Cuba costumam desabar, principalmente os localizados em bairros antigos de Havana, capital do país.

Os desmoronamentos costumam ocorrer em épocas de muitas chuvas e tempestades e, sobretudo, após a passagem de ciclones e furacões.

Devido ao embargo econômico imposto ao país pelos Estados Unidos (EUA), é difícil os cubanos conseguirem matéria de construção básico para fazer as reformas necessárias nas edificações.

No fim de 2000, a sacada de um prédio no Centro Histórico de Havana causou a morte de três meninas. O incidente comoveu o país.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo