Prédio de 5 andares desaba no Cairo, capital do Egito

Ao menos 13 pessoas morreram e outras sete ficaram feridas. Há pelo menos dois desaparecidos.

Um prédio de cinco andares desabou nesta segunda-feira (17) na cidade do Cairo, capital do Egito, causando a morte de pelo menos 13 pessoas e deixando outras sete feridas. As causas do desabamento ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

Desabamento de prédio no Cairo, capital do Egito, deixa ao menos 13 mortos e 7 feridos nesta segunda-feira (17) – Foto: Ahmed Hasan/AFP

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades locais acreditam que uma obra irregular, realizada no prédio, pode ter sido a causa do desabamento.

Um suspeito, que reside no prédio, e que estava realizando a obra irregular foi preso em flagrante, e está sendo interrogado pela polícia.

Segundo fontes da polícia, o suspeito estava removendo paredes do imóvel onde residia, quando toda a edificação ruiu, levantando uma poeira.

O prédio fica localizado no Bairro Hadayek el Kobba, ao Norte do Centro do Cairo, onde existem vários imóveis construídos ilegalmente.

Equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. As ruas de acesso à região foram interditadas e o tráfego de veículos e de pedestres proibido.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que as equipes de emergência conseguiram resgatar com vida três pessoas que estavam sob os escombros. Todas foram encaminhadas às pressas para um hospital da cidade.

O desabamento provocou danos a edificações vizinhas e obrigou as autoridades a interditarem ruas e avenidas – Foto: Ahmed Hasan /AFP

Por precaução, as autoridades egípcias determinaram a evacuação de todos os prédios vizinhos ao que desabou.

O Vice-Governador do Cairo, Hossam Fawzi, disse em entrevista coletiva, que duas pessoas permanecem desaparecidas, e que os esforços das equipes agora, é de encontrá-las com vida.

Uma investigação foi iniciada para apurar as causas do desabamento e possíveis responsáveis. Até o momento o promotor público do Egito apurou que uma das causas são as obras irregulares realizadas por um dos moradores, que simplesmente removeu várias paredes de sustentação no andar térreo.

O morador, do sexo masculino, foi preso e está neste momento prestando depoimento aos promotores e aos policiais.

O Ministério da Saúde do Egito informou que será concedido aos familiares das vítimas, o valor de 60 mil libras egípcias, e que equivale a R$ 9 mil.

Além disso, o ministério informou ainda, que vai prestar ajuda aos feridos, além de monitorar e ressarcir os moradores próximos que eventualmente tiveram suas residências atingidas pelos escombros, e que ficaram danificadas.

Os desabamentos de edificações no Egito são comuns, devido aos padrões precários em muitas regiões do país, principalmente e bairros mais pobres e com menor fiscalização.

Com informações das Agências France Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo