Por que amamos jogos antigos?

O mundo dos jogos é mágico, encantador e convidativo. E uma das razões disso é a grande variedade de títulos e tipos de games que podemos explorar. É um mercado que tem evoluído cada vez mais e conquistando públicos que antes não davam muita atenção para os jogos. Porém, mesmo com novidades surgindo todos os anos, a comunidade de fãs de jogos antigos continua firme e até crescendo.

E sabendo que os jogos antigos têm todo esse poder, a pergunta que fica é: por que nós amamos tanto esse tipo de game? No artigo de hoje, vamos nos aprofundar nos pontos certos para tentar responder a essa questão.

Por que amamos jogos antigos

Crédito: Unsplash

Não é só sobre ser antigo

Ao perceber o sucesso desse segmento, podemos até pensar que o simples fato de ele ser antigo já é o suficiente para cair no gosto do público, mas isso não é necessariamente verdade. Ainda que o sentimento de nostalgia trazido por determinados gráficos, jogabilidade ou personagens possa atrair nossa atenção por um tempo, a verdade é que o público ama jogos de qualidade.

É por isso que jogos em série como Super Mario, Sonic e Donkey Kong duram tantos anos. E por mais que novos títulos sejam constantemente lançados, a maioria dos fãs desses games preferem aqueles que fizeram sucesso nos anos 1990.

O advento da internet e a nostalgia

É muito comum que tenhamos jogado alguma coisa marcante na infância, mas que, por algum motivo, esse jogo tenha se perdido com o tempo. Vale ressaltar que essa nostalgia é um sentimento também causado por filmes, séries e programas de televisão. E cada uma dessas mídias sabe se aproveitar muito bem dos efeitos que causam em seu público. Então, com a internet evoluindo cada vez mais, diversos games que não tínhamos mais contato começaram a ressurgir e a nos reconquistar.

Os games online, aliás, geralmente possuem a combinação perfeita de simplicidade e nostalgia, o que é atraente no ponto certo, tanto para quem já conhece os jogos antigos quanto para os curiosos sobre esses títulos.

Um dos jogos online que mais tem feito sucesso nos últimos tempos é a roleta. Trata-se justamente de uma modalidade simples, conhecida e que possui apelo popular, principalmente por conta das diversas referências na cultura pop como em filmes, séries e games. Essa combinação de atributos é a fórmula perfeita para atrair diversas pessoas e fazer com que um jogo mantenha o seu sucesso mesmo após tantos anos.

A roleta, assim como muitos outros títulos de cassino, fez uma transição eficiente do ambiente físico para o digital. Não há uma grande diferença nas regras, na jogabilidade e nem na estética, o que mantém o sentimento de nostalgia forte, enquanto a pessoa pode se divertir no agora.

Fliperama

Crédito: Unsplash

A simplicidade

É fato de que a nostalgia tem um grande poder e exerce uma enorme influência nos nossos gostos atuais. Mas será que tem algo que vai além disso? Uma possibilidade é pensarmos na simplicidade que os jogos antigos proporcionavam.

Não é que, hoje em dia, não existam títulos simples. Porém, a cultura gamer é outra, o que significa que a grande maioria dos games possui diversos recursos que nem todo mundo consegue acompanhar.

Um ótimo exemplo disso são os títulos de mundo aberto, como Red Dead Redemption 2, The Witcher 3 e Hogwarts Legacy. Apesar de apresentarem universos complexos e cheio de missões, os jogos que apostam nesse tipo de narrativa são frequentemente alvos de crítica exatamente pelo excesso de complexidade.

Antigamente esse conceito ainda não existia (ou, pelo menos, ainda não tinha tecnologia suficiente para que ele pudesse ser executado), o que fazia com que os games fossem mais objetivos e, portanto, simples.

É possível que essa simplicidade seja um dos pontos que fazem com que tantas pessoas se deparem com esses jogos e queiram os repetir. Afinal, a união do conforto de saber o que se está jogando, com a simplicidade e a nostalgia, faz toda a diferença na hora da nossa diversão.

A conclusão que podemos chegar, portanto, é que nós amamos os jogos online porque eles têm qualidade comprovada pelo duro teste do tempo. Não há como um título que não proporcione verdadeira diversão sobreviver por muitos anos. E quando um game é bom, o público sempre vai querer voltar para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo