Popular do “Big Brother” à novela Éramos Seis: conheça a terapia com hipnose, capaz de tratar dezenas de doenças

Muitos tabus acerca da hipnose ainda precisam ser desmistificados, principalmente, quando falamos de uma terapia capaz de ajudar ou auxiliar no tratamento de centenas de doenças. O tema voltou para a pauta durante a exposição do hipnólogo Pyong Lee, na casa do Big Brother, e Justina- personagem da atriz Julia Stockler- na novela Éramos Seis, que passou pelo tratamento com hipnose para tratar de traumas de infâncias e distúrbios mentais.

A hipnose clínica ou hipnoterapia, como é conhecida, é uma prática milenar, e segundo análise publicada na revista American Health Magazine, a recuperação acontece em 93% dos casos, num período de um mês e meio. Enquanto a psicanálise resolve 38% dos casos em cerca de 11 anos e a terapia comportamental 72%, em aproximadamente seis meses.

Na medicina, ela irá auxiliar os tratamentos de psiquiatria, anestesia e cirurgia, ginecologia e obstetrícia, controle de sangramento, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria, em procedimentos invasivos, exames e controle da dor.

Já na psicologia seu uso abrange males mais comuns, como: tabagismo, emagrecimento, pânico, fobias, depressão, ansiedade, timidez, tristeza, estresse, estresse pós-traumático, problemas sexuais, doenças psicossomáticas e dermatológicas, transtorno do sono, enure noturna, compulsões, problemas de fala, tíques, dores crônicas, auto-estima baixa e dificuldade de aprendizado. Enfim, a hipnose trata qualquer questão de origem emocional.

Mas embora já aceita e muito utilizada, mitos ainda cercam essa prática. Um forte exemplo é o pensamento popular de que estar hipnotizado significa estar inconsciente. Na verdade, o transe hipnótico é caracterizado por uma dissociação consciente/inconsciente, onde a consciência está presente para participar no processo de cura.

Simplificando, quando a pessoa está hipnotizada ela não perde a sua capacidade de raciocinar, pelo contrário, ela consegue resolver problemas complexos, fazer improvisos e ainda manter uma capacidade crítica sobre o que lhe está sendo sugerido.

“Gosto sempre de tranquilizar meus pacientes explicando que não há nada a temer, porque a hipnose é um processo eficaz quando é usada com profissionais que tenham conhecimento da mente humana, em se tratando de questão de origem emocional o mais seguro é procurar um psicólogo que faça hipnose clínica.  O relaxamento que você vai experimentar será agradável e regenerador”, explica a psicóloga e hipnóloga Miriam Farias.

Sobre o tratamento 

A consulta com hipnoterapia pode ser realizada com psicólogos que tenham especialização ou habilitação em hipnose clínica, e as consultas duram em média de 45 a 50 min e, geralmente, é realizada uma vez por semana.

Conheça a profissional:

Miriam Pontes de Farias é Pós Graduada em Hipnose Clínica e Acupuntura, atuando como: hipnóloga, psicóloga, professora, supervisora, conferencista internacional, palestrante e coordenadora de grupos. Trabalha com hipnose clínica há 20 anos.

www.miriamhipnose.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo