População do Amazonas volta a usar máscara, mas por causa das queimadas

ASBAI alerta e orienta sobre os cuidados com a saúde durante as queimadas

Nos últimos meses, Manaus, capital do Estado do Amazonas, tem sido coberta por fumaça de queimadas. Os cerca de 2 milhões de habitantes que vivem nesta metrópole estão sendo afetados pelas altas concentrações de material particulado e de outros poluentes atmosféricos, com graves impactos à saúde.

Foto: Divulgação

A Comissão de Biodiversidade, Poluição e Clima da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) preparou algumas orientações para as pessoas que residem em áreas afetadas pelas queimadas.

De onde vem a fumaça?

As queimadas são recorrentes em todo o Brasil entre os meses de agosto a outubro. Ocorrem todos os anos, mas podem ser agravadas e intensificadas em períodos de seca intensa, o uso inadequado do fogo leva a uma situação de descontrole, com avanço sobre áreas de floresta tropical que não pegam fogo espontaneamente. Infelizmente, também é comum a ocorrência de incêndios criminosos.

Deterioração da qualidade do ar.

Uma iniciativa pioneira da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu origem à rede Selva de monitoramento da qualidade do ar, utilizando equipamentos de baixo custo se comparados a equipamentos de referência utilizados por órgãos ambientais em outros locais do mundo. Entre setembro e outubro de 2023, dados da rede Selva registraram picos de concentração de material particulado fino (MP2,5) de até 500 µg/m3. Médias de 24h atingiram valores próximos de 150 µg/m3, níveis dez vezes maiores do que o padrão preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 15 µg/m3. Além do material particulado, outros poluentes nocivos à saúde são emitidos pelas queimadas, como óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos.

Proteja sua saúde

  • Fique dentro de casa com portas e janelas fechadas;
  • Procure abrigo em outro lugar se não tiver ar condicionado e estiver muito quente para ficar dentro de casa com as janelas fechadas;
  • Não aumente a poluição do ar interior. Não acenda velas nem use fogões a gás, propano ou lenha, lareiras ou spraysaerossóis. Não frite e nem asse carne, não fume produtos de tabaco nem use aspirador de pó. Todas estas atividades podem aumentar a poluição do ar interior;
  • Tenha comida e medicamentos suficientes à mão para vários dias, para não ter de sair à procura de mantimentos. Se precisar sair, evite horários do dia em que há mais fumaça;
  • Não confie em lenços para se proteger da fumaça. Se você precisar ficar ao ar livre quando houver fumaça, use mascara N95, que cobrem o nariz e a boca, se ajustam perfeitamente ao rosto e podem filtrar partículas de fumaça ou cinzas antes de inalá-las.
  • As crianças não devem ajudar nos trabalhos de limpeza e não devem brincar nas cinzas;
  • Limpe as cinzas de todos os brinquedos infantis antes de usá-los;
  • Mantenha os animais de estimação longe de locais contaminados.
  • Pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, incluindo asma, idosos, crianças e mulheres grávidas devem tomar precauções especiais com as cinzas.
  • Vista-se adequadamente. Use luvas, camisas de mangas compridas, calças compridas, sapatos e meias para evitar contato com a pele. Usar óculos de proteção também é uma boa ideia. Troque os sapatos e as roupas antes de sair do local a ser limpo para não pegar cinzas e carregá-las para o carro ou outros locais;
  • Não beba e nem use água da torneira até que as autoridades de emergência lhe digam que possa fazê-lo. Os sistemas de abastecimento de água e os poços podem ser danificados e contaminados durante os incêndios florestais.
  • Lave todos os alimentos que tenham sido expostos ao calor, fumaça, inundações ou cinzas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo