População da região Centro-Oeste considera que geração de emprego e redução da desigualdade devem ser prioridade

Dados são referentes à pesquisa inédita “Cidades Sustentáveis: Democracia”, lançada pelo Instituto Cidades Sustentáveis no dia 14 de setembro

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – População da região Centro-Oeste/Norte aponta que geração de emprego e redução da desigualdade devem ser prioridade dos políticos. É o que mostra a pesquisa inédita “Cidades Sustentáveis: Democracia”, lançada no dia 14 de setembro pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

Quando questionadas sobre quais deveriam ser as prioridades de quem vencer as eleições, os tópicos mais mencionados pela população da região Sul foram “incentivar a geração de emprego” (66%) e “redução das desigualdades sociais” (53%).

A população da região Centro-Oeste/Norte mencionou também temas como “preservar valores ligados à família” (43%), “combate ao preconceito” (38%), “defesa da igualdade entre homens e mulheres (34%), “combate às mudanças climáticas (21%), “aumento de imposto de grandes fortunas” (12%) e “ampliação do uso de energias renováveis” (11%),

A crise econômica e o aumento das desigualdades sociais apontados sistematicamente por especialistas, outras pesquisas e diversos dados nacionais aparece quando observamos o alto grau de preocupação dos brasileiros com a geração de emprego e renda. Outras pesquisas do ICS já demonstraram, por exemplo, que grande parte da população percebe o aumento da fome e situações de vulnerabilidade em suas cidades”, comentou o coordenador geral do ICS, Jorge Abrahão.

Além desse tópico, a pesquisa questionou também sobre a lembrança do voto em 2018 e qual a vontade dos brasileiros em participar da vida política nas suas cidades.

Apenas um em cada cinco brasileiros lembra em quem votou em 2018

A pesquisa aponta também que só um a cada cinco brasileiros se lembra em quem votou para os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador no pleito de 2018.

Das pessoas entrevistadas, apenas 18% se recordam do voto nas últimas eleições para o cargo de deputado estadual – contra 70% que não se lembram. Já para deputado federal, esse número é ainda menor: 16% se lembram – contra 72%. Em relação ao voto para senador, 17% afirmam lembrar, enquanto 71% não se recorda. Por terem sido entrevistadas pessoas com 16 anos ou mais, 11% de todas elas ainda não tinham idade para votar em 2018, além de 1% que não quis responder.

Apesar da lembrança do voto ser baixa em todas as camadas, ela é maior em pessoas que têm ensino superior, renda familiar maior que 5 salários mínimos (classe AB) e entre homens.

Três em cada quatro brasileiros não querem participar da vida política de suas cidades

O terceiro tema abordado pela pesquisa foi em relação à vontade das pessoas entrevistadas em participar da vida política de suas cidades. O resultado mostrou que 76% dos brasileiros não têm nenhuma vontade, contra 23% que têm alguma vontade.

Ainda que baixa em todos os grupos, a vontade de participar da vida política é maior entre os que têm renda superior a 5 salários mínimos (33%), ensino superior (31%), pessoas da classe AB (28%), pessoas sem religião ou que frequentem religiões que não sejam católica ou evangélica (28%) e homens (26%).

A pesquisa

A pesquisa Cidades Sustentáveis: Democracia, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, consultou dois mil brasileiros, nas cinco regiões do país, com o objetivo de mapear suas percepções sobre temas relacionados à democracia.

Foram coletados dados sobre a lembrança dos brasileiros em relação ao voto de 2018, quais deveriam ser as prioridades dos políticos e a vontade de participar da vida política de suas cidades.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Acesse aqui a pesquisa completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo