Polícia da Macedônia impede entrada de imigrantes em seu território

Imigrante protege criança na fronteira entre a Grécia e a Macedônia, durante confronto com as Forças de Segurança – Foto: Darko Vojinovic / AP

Imigrante protege criança na fronteira entre a Grécia e a Macedônia, durante confronto com as Forças de Segurança – Foto: Darko Vojinovic / AP

Forças de Segurança da Macedônia entraram em confronto na manhã desta sexta-feira (21/08) com imigrantes que tentavam entrar ilegalmente em seu território, na fronteira com a Grécia. Policiais macedônios usaram bombas de gás lacrimogênio, inclusive contra crianças.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a medida foi adotada pelas autoridades locais depois que a Grécia decretou estado de emergência para lidar com o grande número de imigrantes que chegam ao Norte da Europa, causando um problema social muito grave em vários países a região.

Informações preliminares revelam que oito pessoas teriam ficado feridas nos confrontos ocorridos na manhã de hoje, incluindo mulheres e crianças. Ao todo, 3 mil pessoas, entre elas recém-nascidos (bebês), passaram à noite no relento, sem água e comida. Alguns conseguiram comer apenas milhos, colhidos em campos próximos.

Um rapaz iraquiano, identificado como sendo Mohammad Wahid, de 32 anos, desabafou: “Eu não sei por que eles estão fazendo isso conosco. Eu não tenho mais passaporte e nem documentos de identidade. Eu não posso mais voltar para o meu país e nem tenho para onde ir. Vou ficar aqui até o fim”.

Imigrante carrega a criança para longe dos policiais, que impedem a entrada deles na Macedônia – Foto: Alexandros Avramidis/ Reuters

Imigrante carrega a criança para longe dos policiais, que impedem a entrada deles na Macedônia – Foto: Alexandros Avramidis/ Reuters

A Macedônia declarou nesta quinta-feira (20/08) estado de emergência em suas fronteiras, e mobilizou as Forças de Segurança e o Exército para ajudar a polícia local e impedir a entrada de imigrantes.

Dados divulgados na manhã desta sexta-feira mostram que cerca de 40 imigrantes, a maioria sírios, entraram ilegalmente na Macedônia, o que representa o dobro do registrado no mês passado.

Neste ano, mais de 160 mil imigrantes, vindos da Síria, Líbia e Afeganistão, entraram ilegalmente na Grécia, provocando uma grave crise social no país, que já vive uma crise financeira sem precedentes.

A maioria dos imigrantes chegam a Grécia, Macedônia e Itália em botes, fugindo da miséria, da guerra e dos conflitos que assolam a Síria, Iraque, Afeganistão e Líbia. Muitos atravessam a Turquia e o Mar Mediterrâneo.

A maioria dos imigrantes não desejam viver na Grécia ou na Macedônia, e usam esses países como porta de entrada para países mais prósperos da União Europeia, como Alemanha e Holanda.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo