Philippe Coutinho já fez o suficiente para ir à Copa do Mundo?

Jogador de futebol Philippe Coutinho (Foto: Divulgação)

Jogador de futebol Philippe Coutinho (Foto: Divulgação)

A queda de Philippe Coutinho é um lembrete permanente de que a grama nem sempre é mais verde do outro lado. Embora esse clichê possa ser cansativo para alguns, os fãs do Liverpool saiba em primeira mão o quão talentoso era seu pequeno mágico durante seu tempo em Anfield.

Uma figura predominante nos primeiros anos de Jürgen Klopp como técnico, o brasileiro foi inequivocamente o melhor jogador do Liverpool na temporada 2016-17, e enquanto a chegada de Mohamed Salah trouxe gols e permitiu que Coutinho se reinventasse como um número oito mais tradicional – embora um com menos responsabilidade defensiva – ele ainda buscava uma mudança para o Barcelona. Eventualmente, mais tarde do que ele talvez tivesse planejado, ele conseguiu seu desejo. Tendo conseguido um acordo de 150 milhões de libras com os catalães, Coutinho deixou Liverpool em uma jogada que provaria ser sua ruína.

Agora com o número 14, seu primeiro de três números diferentes durante uma época tórrida no Barça, Coutinho se reuniu com o ex-colega do Liverpool Luis Suárez, juntamente com uma infinidade de talentos atacantes de elite, incluindo Andrés Iniesta e Lionel Messi. E enquanto Klopp investiu seu dinheiro em Alisson e Virgil Van Dijk durante os próximos meses, a mudança no final de Barcelona representou mais incompetência financeira, simplesmente pagando em excesso para preencher o vazio deixado por Neymar, um acordo que eles ainda estão pagando o preço por enquanto.

De fato, os problemas de dinheiro do Barcelona contribuíram bastante para saída de Coutinho, coincidindo com sua queda na forma. A destreza técnica e a variedade de habilidades no terço final que fariam qualquer lado parecer mais favorável entre as probabilidades de apostas online haviam sido substituídas por um meio-campista de agora com 30 anos sem identidade, orientação e, o mais importante, confiança. Apesar de ganhar o triplo com o Bayern de Munique, seu empréstimo à Baviera estava repleto de lesões e aparições do banco substituto, e a pandemia do coronavírus significou que ele não conseguiu capturar esse afeto ou realmente formar uma relação com o Die Roten – não adotando “Mia san Mia” como ele fez “You’ll Never Walk Alone”.

Seu segundo empréstimo, vindo no verão passado, foi um que o viu retornar à costa inglesa, ligando-se ao ex-companheiro de equipe Steven Gerrard, agora na escavação da Aston Villa. Embora esta partida do Costa Brava fosse para ser uma solução de curto prazo para seu problema de falta de forma a longo prazo, o time da Premier League garantiu sua assinatura permanentemente nesta janela, com alguns flashes esporádicos de excelência suficientemente claros para justificar o pagamento da miserável quantia de 15 milhões de libras esterlinas pedindo taxa no final de Joan Laporta.

Copa do Mundo

Foto: Divulgação

A coerência poderia ser o fator decisivo para a inclusão de Coutinho no elenco da Copa do Mundo do Brasil. Tendo participado ao longo das eliminatórias e representado seu país na Rússia durante o último torneio, ele deve ter estabelecido um vínculo com Tite em algum momento.

O plano para o sucesso do Brasil rumo ao Qatar como favorito para vencer a competição e acabar com a seca de 20 anos, agora parece muito diferente do que fez na Rússia, com uma passagem invicta pelo grupo de classificação definido pela versatilidade das seleções do Brasil. Quando um 4-3-3 foi utilizado, Coutinho se destacou, principalmente contra o Paraguai, onde provou ser uma figura periférica.

Mas mais recentemente, com a transição de Neymar para um papel mais central, Tite desempenhou dois cargos superiores, com a dupla intercambiável de Richarlison e Gabriel Jesus utilizado como o número nove ao lado do menino de ouro do Brasil. Ele deixa a posição de Coutinho no ar, e você se pergunta o que ele precisa fazer para garantir um lugar no avião quando o jato da Seleção decolar para o Oriente Médio.

Em termos de futebol de clubes, Gerrard restabeleceu Coutinho como titular regular, algo que não lhe é familiar na Catalunha, mas os dias do ex-capitão do Liverpool parecem contados no Villa depois de uma má temporada de forma doméstica, e você se pergunta se um novo treinador será tão indulgente com as ausências do brasileiro em grandes momentos.

Perder seu lugar de titular no Villa para o colega sul-americano Emi Buendía, outra saída criativa desesperada para evitar a omissão da seleção argentina, seria prejudicial e teremos que ver Coutinho recuar os anos para que ele possa proporcionar uma verdadeira competição pela abundância de talentos em áreas criativas para o Brasil. Só o tempo dirá se ele ainda tem o impulso e a determinação para voltar ao seu melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo