Pets que comem o próprio cocô; saiba o que pode ser e como evitar

Hábito pode estar associado a fatores biológicos ou comportamentais

Foto: Divulgação

As atitudes dos caninos muitas vezes são enigmas para os seus tutores. Os animais podem ter hábitos e manias bem diferentes e até engraçadas, boa parte herdados de seus ancestrais e da evolução da espécie. Ingerir as próprias fezes (hábito chamado de “coprofagia”) pode ser um comportamento normal dependendo da situação, mas também pode ser um sinal de que há um problema com o seu pet ou com o manejo dele.

Segundo o médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Diogo César Silva, os estudos dessa área não chegaram ainda a uma conclusão fechada sobre os motivos de tal comportamento, mas os indícios apontam que ele é mais comum entre as raças como Shih-Tzu, Yorkshire, Spitz Alemão, Lhasa-Apso, Hounds e Terriers.

A indicação adequada do procedimento que deve ser seguido, bem como a causa do hábito animal, é feita após a avalição do médico veterinário. É preciso analisar o histórico do bichinho e entender a rotina da casa”, explica.

FATORES NORMAIS

– Cadelas que acabaram de parir podem comer as fezes dos filhotes para deixar o ambiente limpo;

– Filhotes podem engajar neste comportamento da mãe e comer suas próprias fezes ou dos irmãos. O problema é quando este comportamento não cessa.

FATORES COMPORTAMENTAIS

Frederico lista alguns motivos comportamentais que podem levar o pet a comer o próprio cocô:

– Ansiedade, isolamento, tédio e falta de estímulos e brincadeiras, ou ainda para chamar atenção do dono;

– Medo de levar broncas por defecarem em algum local proibido, principalmente quando as broncas são frequentes quando filhotes.

FATORES BIOLÓGICOS

Entre os fatores biológicos, o médico-veterinário destaca:

– Dieta restrita ou pobre em nutrientes, o que faz com que o animal ingira as fezes para saciar sua fome e necessidades de calorias do organismo;

– Problemas no trato intestinal, em que o organismo do animal não consegue absorver todos os nutrientes da comida, e o pet ingere as fezes por instinto para repor as substâncias não absorvidas;

– Em ambientes em que há mais de um pet, o cachorro dominante pode comer mais do que um segundo ou terceiro animal da casa, o que acaba fazendo com que o cachorro em desvantagem coma o próprio cocô (e até o dos outros cães) para saciar sua fome;

– Há ainda os cães que, sem explicação biológica, podem se sentir atraídos pelo cheiro, textura e sabor do próprio cocô.

COMO RESOLVER?

Para resolver o problema, além de identificar a origem do comportamento com auxílio de um médico-veterinário, os tutores podem tomar medidas simples como manter o ambiente limpo e recolher o cocô assim que possível, oferecer distrações aos pets (caso o motivo seja estresse e tédio), oferecer comida suficiente, suplementação vitamínica e separar os potinhos de ração em cômodos diferentes (quando o cachorro dominante não deixa comida para os demais da casa).

É importante buscar ajuda de um especialista para cessar esse hábito, já que o fato de ingerir fezes, pode provocar sérios danos à saúde do animal”, finaliza o docente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo