Percussionista do grupo Tambores do Tocantins ministra oficina no Moinho Cultural

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – O 12° Festival América do Sul Pantanal oferece no primeiro dia (20) a oficina de percussão com construção de instrumentos artesanais. Ela será ministrada no Moinho Cultural Sul-Americano pelo percussionista do grupo Tambores do Tocantins, Márcio Bello, a partir das 8h e das 14h. São 20 vagas disponíveis para pessoas com faixa etária a partir de 14 anos. As inscrições para a oficina podem ser feitas na Biblioteca Municipal de Corumbá.

O curso desenvolverá atividades de musicalização por meio de instrumentos de percussão, técnicas de percussão corporal além de exercícios rítmicos com pandeiros, alfaias, caixas, fixicos, caxambus, roncadores, xequerês, entre outros. Serão construídos também instrumentos artesanais produzidos a partir da argila, madeira e pele animal.

Sul-mato-grossense, o músico Márcio Bello, em 1992, teve o primeiro contato com as manifestações tradicionais do Tocantins. Havia chegado ao novo estado há pouco mais de um ano e, depois de morar em Palmas por alguns meses, fixou residência em Porto Nacional, cidade centenária às margens do rio Tocantins, considerada historicamente como o berço da cultura tocantinense e lugar onde teve os seus primeiros contatos com músicos e artistas nativos. Depois de Porto Nacional pesquisou outras cidades e suas peculiaridades, em especial Natividade, com mais de 300 anos de história. Ele conheceu a cidade durante os festejos do Divino Espírito Santo e ao se deparar com os sons de pandeiros, sapateados, violas, caixas, tambores, músicas e ritmos, que até então pouco conhecia, se encantou.

Com a convivência e o aprendizado com os mestres e grupos tradicionais, percebeu que em algumas manifestações, elementos importantes como instrumentos de percussão estavam se perdendo pela falta de transmissão das técnicas de confecção. Assim nasceu a ideia do Projeto Tambores do Tocantins. A princípio como ferramenta de preservação e valorização da cultura e dos saberes musicais tradicionais do Tocantins e depois como ferramenta de inclusão social de crianças, jovens, adolescentes e suas comunidades.   O Grupo Musical Tambores do Tocantins, é o resultado de todas as experiências vivenciadas no projeto. No palco, os jovens músicos tocantinenses, mostram a força dos ritmos e da pulsação do coração do Brasil. Os integrantes se apresentam com praticamente todos os instrumentos de fabricação própria.

O projeto Tambores do Tocantins tem como missão contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades de pesquisa, conhecimento, estudo, vivência e prática de tais manifestações, tornando esses saberes, acessíveis ao maior número possível de crianças, adolescentes e jovens estudantes. 
Os instrumentos confeccionados pelo grupo, além de terem um caráter artesanal, prestam homenagens aos povos que ajudaram a consolidar a cultura do povo do Tocantins. Para isso, os tambores são criados com cara de índio ou negro. Existem ainda instrumentos esculpidos com imagens de animais como anta, onça, preguiça e tamanduá. O grupo já fez apresentações na França, Noruega e Itália e representa a cultura tradicional do Tocantins em festivais por todo o Brasil. E o público sul-mato-grossense vai poder conferir esta iniciativa cultural.

O Moinho Cultural Sul-Americano fica na rua Domingos Sahib, 300, Porto Geral. A Biblioteca Municipal de Corumbá, está localizada na Rua Dom Aquino, ao lado da Igreja Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo