Passou da hora: acabar com o garimpo ilegal é urgente

Acabar com garimpo ilegal requer conjunto de ações além da retirada de garimpeiros

Foto: Divulgação

Desde que a dor Yanomami ganhou destaque nacional e internacional no início de 2023, o conhecimento sobre o tema aumentou e o debate alcançou os grandes veículos de mídia do país. O sofrimento de um dos maiores povos indígenas relativamente isolados da América do Sul passou a ilustrar as graves consequências do garimpo ilegal: contaminações, morte e miséria.

Algumas iniciativas foram tomadas desde o impacto das denúncias sobre os altos índices de mortalidade entre crianças yanomami. O governo federal anunciou emergência de saúde pública no território, a Polícia Federal tem realizado operações para combater os esquemas de lavagem de ouro, garimpeiros estão sendo retirados da região, entre outras iniciativas. Mas ainda fica no ar a pergunta: como realmente acabar com o garimpo ilegal?

Em análise feita por indígenas, pesquisadores, instituições ligadas à mineração, membros do governo e procuradores ouvidos pela Repórter Brasil, derrotar o garimpo ilegal é uma missão complexa. Será preciso envolver dezenas de órgãos públicos para implantar medidas como mudanças na legislação, melhorias na fiscalização, adoção de nota fiscal eletrônica e até novas regras para o comércio de máquinas e combustível de aviação

Fonte: Repórter Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo