Parceria entre empresas promove reciclagem de resíduos plásticos utilizados no campo

JBS Ambiental, Infinity e Cibra visam coletar, reciclar, reprocessar materiais para comercializar embalagens sustentáveis

A JBS Ambiental, a Infinity e a Cibra formaram nesta quinta-feira, 9 de novembro, uma parceria com foco na coleta, reciclagem e reprocessamento de resíduos plásticos vindo dos campos para transformação em embalagens recicladas.

O acordo foi feito com a assinatura do MoU (Memorandum of Understanding – Memorando de Entendimento), durante o Fórum Planeta Campo, evento que reúne autoridades e lideranças do setor, além de representantes de instituições de ensino e da sociedade civil para debater temas relevantes para a produção sustentável.

Foto: Divulgação

A parceria entre a Cibra, a JBS Ambiental e a Infinity na logística reversa de big bags é um marco importante em nossa jornada de sustentabilidade. Demonstramos nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Essa colaboração não apenas conserva recursos valiosos, mas também reduz o desperdício e contribui para a mitigação das mudanças climáticas. Estamos orgulhosos de fazer parte desse esforço conjunto em prol de um futuro mais sustentável”, comenta Cristina Oliveira, diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil.

JBS Ambiental, empresa que tem como foco garantir a destinação correta a resíduos recicláveis, não recicláveis e perigosos, é responsável pelo reprocessamento dos resíduos plásticos e na produção da resina PCR utilizada na fabricação de embalagens recicladas, que são revendidas ao mercado.

De acordo com a Gerente Executiva da companhia, Thuany Taves, a parceria é uma ação importante para a JBS Ambiental, em linha com os grandes objetivos da empresa. “A JBS Ambiental garante a certificação do descarte, com soluções completas para gerenciar resíduos, implementar processos, gerar conscientização e soluções inteligentes para a reutilização desses materiais.

A parceria com a Cibra reforça o conceito de economia circular, presente em toda a cadeia dos negócios do grupo JBS, e agregando valor, desde a coleta dos resíduos até o retorno dos Big Bags Sustentáveis produzidos com a resina PCR”, afirma.

Estamos muito orgulhos em integrar uma iniciativa de logística reversa, que tem como foco o retorno e reciclagem de big bags e outros resíduos plásticos, com intuito de criar embalagens mais sustentáveis”, afirma Santiago Franco, CEO da Cibra. Essa iniciativa compõe o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva, contribuindo para uma destinação mais adequada deste resíduo, com redução da pegada de carbono e consumo de água no processo de fabricação de novas embalagens”, complementa o executivo.

Escopo da Parceria

Infinity, empresa que auxilia companhias e produtores na implantação do protocolo ESG, solucionando a Gestão dos Resíduos, tem em seu escopo o recolhimento dos resíduos e de embalagens nos campos, transportando-os para a JBS Ambiental.

É um projeto muito empolgante no qual conseguimos aplicar o conceito de circularidade. Estamos unindo esforços entre Cibra, JBS Ambiental e Infinity para que tenhamos uma maior eficiência na gestão dos bags utilizados pela Cibra, bem como seus resíduos. O processo tem início com a Infinity que faz a coleta, a triagem e prensa, e repassa o material para que a JBS Ambiental faça a industrialização”, explica José Leal Neto, Diretor Executivo da Infinity Gestão de Resíduos.

O resultado disso é uma resina que proporciona a reinserção dessa matéria-prima na cadeia produtiva, possibilitando que esse ciclo seja refeito várias e várias vezes. Nossa expectativa é de resultados muito positivos não só para as empresas envolvidas no projeto, mas para o setor e toda a sociedade“, complementa o executivo da Infinity.

Por fim, a Cibra apoiará as duas empresas, conectando seus próprios clientes interessados em participar do processo de logística reversa, bem como companhias parceiras na fabricação de big bags que desejem adquirir as resinas PCR produzidas pela JBS Ambiental para a confecção de big bags reciclados.

Mais detalhes desta parceria serão alinhados posteriormente, assim como o prazo de duração, metas a serem atingidas e novos integrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo