Papa Francisco cria 21 novos cardeais no Vaticano

Religioso comparou o colégio cardinalício com uma orquestra

No nono consistório de seu pontificado, o papa Francisco concluiu neste sábado (30) a criação de 21 novos cardeais, sendo 18 deles aptos a participar de um eventual conclave.

Papa Francisco durante a cerimônia do consistório na praça São Pedro (Foto: Ansa)

Em sua homilia, realizada na praça São Pedro, o líder da Igreja Católica destacou as diferentes origens dos novos membros, traçando um paralelo com uma grande orquestra sinfônica.

“O colégio cardinalício se assemelha a uma orquestra sinfônica, que representa a dimensão harmônica da Igreja. A diversidade é necessária e indispensável, mas cada som deve concorrer para o resultado comum. Na consoladora confiança de que temos como maestro o Espírito Santo, que seja Ele o protagonista”, disse o pontífice.

A lista de novos cardeais eleitores inclui três da Espanha, dois da Itália e dois da Argentina. Os outros são provenientes de África do Sul, Colômbia, EUA, França, Hong Kong, Malásia, Polônia, Portugal, Sudão do Sul, Suíça e Tanzânia.

Com as novas nomeações, o colégio cardinalício passou a ter 243 membros, sendo 139 eleitores.

O ministro do Interior, Matteo Piantedosi, liderou a delegação oficial italiana. A homilia no Vaticano também teve as presenças de autoridades francesas, polonesas, espanholas e portuguesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo