Palácio do Planalto será reaberto para visitação pública

Passeio guiado e gratuito poderá ser feito a partir de domingo

O Palácio do Planalto, sede da Presidência da República e um dos ícones da arquitetura modernista da capital brasileira, será reaberto ao público para visitações guiadas e gratuitas, a partir do próximo domingo (14).

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto será reaberto a partir de domingo (Foto: Fábio Rodrigues/Abr)

As visitas foram paralisadas em março de 2020, quando o país foi duramente afetado pela pandemia de Covid-19. No entanto, em 8 de janeiro de 2023, o Palácio foi alvo de ataques antidemocráticos durante uma tentativa de golpe e precisou ficar fechado para reforma.

De acordo com comunicado do governo, o passeio inclui o térreo, o segundo e o terceiro andares e o subsolo, que agora é um novo espaço de exposições.

As visitas terão duração média de uma hora e serão realizadas por grupos de até 30 pessoas, a cada meia hora.

Os visitantes poderão conhecer o local das 9h às 14h, sendo que o último grupo entrará às 13h, mediante a agendamento no site oficial (visitapr.presidencia.gov.br).

A iniciativa faz parte das ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de tentar aproximar a população da sede do poder executivo federal e permitir uma maior compreensão da missão institucional da Presidência da República.

O passeio enfatiza aspectos da educação patrimonial na construção e na ampliação do conhecimento da população acerca da história, cultura e bens artísticos da sede do governo.

O Palácio do Planalto está situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. A sua inauguração, em 21 de abril de 1960, foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo