Palacete histórico desaba parcialmente no centro de São Paulo

Um palacete histórico, tombado em 2002 pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), e que fica localizado no Centro de São Paulo (SP), desabou parcialmente no fim da tarde de sábado (13), colocando em risco a vida de pedestres que caminhavam na calçada e, sobretudo, afetando outras construções próximas.

Foto: Google Maps – Cortesia

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM/SP), o desabamento aconteceu por volta das 28h25min (horário de Brasília), e atingiu uma edificação histórica, localizada na Rua Artur Prado, no Bairro Bela Vista, que a décadas estava abandonada.

Equipes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas e enviadas para o local. A fachada da edificação, estava escorada para não ruir e, por precaução, todo o local foi interditado.

Um prédio residencial localizado nas proximidades foi afetado pelo desabamento, e o quarto de um dos apartamentos precisou ser interditado.

Técnicos da Defesa Civil, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, vistoriaram o palacete e constataram que o risco de desabamento é iminente. Toda a área foi interditada.

A Defesa Civil de São Paulo divulgou uma nota oficial à imprensa, informando que o palacete se encontra em situação precária, devido a décadas de abandono.

Trata-se de obra tombada pelo município, que, devido aos riscos apresentados, fez com que a entrada do edifício vizinho [Edifício Artur Prado] ficasse interditada parcialmente, sendo necessário também, a interdição de um dormitório do apartamento de nº 11, visto que este faz frente ao prédio em risco”, diz a nota da Defesa Civil.

Devido ao alto risco de desmoronamento, os bombeiros não entraram no prédio. Tanto os bombeiros, quanto os técnicos da Defesa Civil, devem retornar ao palacete em ruínas nesta segunda-feira (15) para realizarem e a vistoria e a perícia técnica.

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura informou que o palacete é uma propriedade particular, tendo o mesmo sido tombado em 2002. Já a Prefeitura de São Paulo, informou que o palacete possui uma dívida no valor de R$ 410 mil, referente ao não pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Segundo informações de historiadores, o palacete foi erguido em 1913, com o intuito de servir como residência para a Família Ribeiro da Luz. Em 2000, os membros da família resolveram vender o imóvel para uma empresa, que segundo os registros, já foi definitivamente encerrada.

Com informações das Agências Estado e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo