Painel aborda manejo de pastagem e bem-estar animal no Showtec 2017

Foto: Divulgação

O Showtec 2017, uma das maiores feiras de tecnologias agropecuárias do País, começou na quarta-feira (18), em Maracaju-MS, e segue até a sexta-feira (20). A programação inclui exposições, palestras com informações técnicas atualizadas e debates sobre os desafios do agro para este ano, além de visitas a campo, onde o participante terá acesso a técnicas de manejo. Os painéis técnicos, sob a responsabilidade da Embrapa e parceiros, abordam assuntos como sistemas integrados, gestão da propriedade, carreira profissional, qualidade do solo e manejo integrado de pragas.

Na quinta-feira, 19, foi realizado o painel “ILP e Gestão: novos desafios agropecuários” no estande da Embrapa. Com o tema “Manejo de pastagens para aumento da produção pecuária”, o pesquisador Ademir Zimmer falou sobre a importância do manejo correto para a sustentabilidade da produção pecuária e apontou o processo de degradação das pastagens e efeitos de um mau manejo, as técnicas para um manejo adequado e as vantagens econômicas e ambientais quando a pastagem é bem cuidada.

Segundo o agrônomo, entre os pontos críticos estão as alturas de entrada e saída dos animais no pasto, pois o ganho animal é diretamente afetado quando isso não está calibrado. Outro fator que Zimmer destaca é a diferença de tempo até o abate “fica ao redor de 250 dias, entre 30 cm e 25 cm, o que impacta também em custos. Isso falando em pecuária de corte, mas há resultados positivos na pecuária leiteira somente a partir de manejo e adubação corretos da pastagem”.

Foto: Divulgação

A especialista em ciência animal Fabiana Villa falou sobre “Bem estar animal e produção bovina”, que vai além do fornecimento de dietas balanceadas, passando por disponibilidade de sombra, instalações rurais, transporte e abate. “Calor, umidade excessiva, escassez total de chuvas são fatores de estresse térmico que vão ocasionar alterações como queda do desempenho reprodutivo, redução de ingestão de alimentos, queda na produção de leite, diminuição de peso, fatores que influenciam no bem estar animal e que vão impactar na qualidade da carne.”

Fabiana aponta a integração lavoura pecuária e floresta, como uma das soluções ao investir na implantação do sombreamento, mas ressalta que é preciso atenção na escolha arbórea. “A escolha deve ser feita observando as condições climáticas ideias para cada espécie de árvore. O produtor pode olhar também o mercado e investir em espécies que podem posteriormente render financeiramente com sua comercialização”, explica.

Foto: Divulgação

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo