O sucesso começa na mente

Todo mundo deseja se desenvolver, “crescer” na vida, alcançar o sucesso e a prosperidade. Poucos são os que realmente se preparam e se empenham para tal. Menos ainda são os que sabem utilizar a principal ferramenta nessa jornada: a mente. Uma mentalidade de crescimento e sucesso é chave essencial para a realização de sonhos e conquista de grandes feitos. É que esse deve ser um movimento de dentro para fora.

Janguiê Diniz, fundador e presidente do Grupo Ser Educacional – Foto: Acervo Pessoal

Carol Dweck, autora do best-seller “Mindset”, afirma que existem dois tipos de mentalidade: a mentalidade fixa, ou limitada, e a mentalidade ilimitada, de crescimento ou riqueza. Enquanto o primeiro tipo traz a crença da incapacidade e da estagnação, o segundo liberta e impulsiona. Pessoas de mentalidade ilimitada acreditam que podem adquirir ou ampliar as habilidades de que precisam para realizar o que desejam.

Nesse contexto, é sempre importante ressaltar que o corpo só realiza aquilo em que a mente acredita e o que ela comanda. Portanto, para agir na direção de determinado objetivo, é preciso, antes de tudo, introjetar o desejo daquela realização na mente. Assim, quando a programação mental está adequada, o corpo também agirá de acordo. Tudo depende das crenças alimentadas na mente – em especial no subconsciente. São os “programas” que “rodam” no cérebro – ou seja, as crenças – que definem até onde se pode chegar e quais resultados serão obtidos.

Logo, para ter sucesso e ser rico financeiramente, é preciso modelar-se, condicionar-se, programar-se mentalmente para ser rico. Isso porque, mesmo que tenha utilizado as várias chaves do sucesso, da prosperidade e da riqueza financeira, se o seu modelo mental não estiver programado adequadamente, estará condenado ao insucesso, à escassez e a pobreza financeira. É por isso, por exemplo, que uma pessoa que enriquece, mas não tem uma mentalidade adequada, facilmente perde tudo o que ajuntou. Por outro lado, uma pessoa com mentalidade de crescimento conseguirá mais facilmente construir e manter uma riqueza.

A mente é um poderoso e gigantesco universo. Saber bem utilizá-la é um dos segredos para alcançar o sucesso e até mesmo a riqueza financeira. É preciso extirpar os pensamentos limitantes, negativos ou derrotistas, e alimentar os positivos e de crescimento. Se todo grande resultado começa por uma boa ideia, que ela seja a melhor possível.

*Janguiê Diniz – Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional – Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo