O que os motoristas precisam saber sobre o compressor do ar-condicionado do carro?

A Delphi preparou algumas dicas que podem ajudar os motoristas a entender o funcionamento do componente e alguns aspectos sobre a manutenção

O compressor, considerado o coração do ar-condicionado do veículo, é um dos componentes que merece a atenção dos motoristas. Neste quesito, a Delphi preparou algumas dicas técnicas que podem auxiliar o condutor.

Compressor de ar-condicionado Delphi – Foto: Divulgação

Ele tem a função de proporcionar o equilíbrio térmico do automóvel, ou seja, mover e comprimir o líquido refrigerante, fluido necessário para o processo de resfriamento e aquecimento do ciclo de refrigeração do carro. “Dessa forma, a pressão do ar-condicionado poderá ser aumentada e a troca de temperaturas acontecerá nos momentos adequados, proporcionando um maior conforto térmico para os passageiros”, afirma Pedro Valêncio, Técnico de Suporte ao Cliente da Delphi. “Um problema no compressor pode comprometer todo o processo de refrigeração do veículo”, acrescenta.

Apesar do compressor ser o centro do ar-condicionado, ele não trabalha sozinho. Valêncio explica que o item precisa que todas as peças ligadas a ele estejam bem dimensionadas. Algumas delas são: o condensador, os filtros, os dispositivos de expansão e o evaporador com as mangueiras bem direcionadas.

Manutenção do sistema de ar-condicionado

De acordo com o profissional, para realizar a manutenção eficiente do sistema, é necessário ter equipamentos adequados. “Alguns equipamentos importantes são: máquina recicladora, manômetro, bomba de vácuo, multímetro, termômetro e o cilindro de nitrogênio”, diz.

Alguns problemas comuns são de fácil identificação. “Um compressor contaminado é causado pela limpeza ruim no sistema, podendo ter o filtro saturado e o óleo contaminado”, pontua Valêncio. “Já as placas quebradas provavelmente são causadas pela sucção através da linha baixa de pressão”, analisa.

Caso ocorra um superaquecimento no sistema, a bobina magnética será derretida. “Isso pode ser provocado por um condensador sujo, filtro saturado ou até excesso de fluido refrigerante”, conclui.

Para garantir que o compressor tenha um bom rendimento, é obrigatória a troca dos condensadores e filtros. A limpeza do condensador não é o suficiente, pois as sujeiras ficam impregnadas e, ao esquentá-las, elas se soltam e contaminam totalmente o compressor.

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