O Que Não Colocar no Micro-ondas?

Em busca de praticidade, muitas pessoas preparam alimentos para diversos dias e congelam eles. Na hora de descongelar, o micro-ondas é quem ganha destaque. Porém, você sabe o que não colocar no Microondas?

É isso aí! Nem todos os itens podem ser levados ao microondas. Existem materiais que podem ser tóxicos e perigosos quando expostos ao calor do aparelho.

Portanto, prossiga a leitura e descubra os itens que não podem ser levados ao micro-ondas, assim como os alimentos e produtos de limpeza que não combinam com este aparelho.

Artigo Cozinha Microondas

Foto: Pexels

Quais são os itens que não podemos colocar no Microondas?

Tem 4 materiais que não podem ser colocados no microondas, são eles: Alguns tipos de plástico, papel-filme, isopor e alumínio.

Para que o plástico possa ser utilizado no microondas, ele deve ser livre de BPA, ftalatos, dioxina e bisfenol. Quando isso ocorre, a embalagem indica que ele pode ser utilizado em microondas. Para maior garantia, é bom que ela tenha selo da Anvisa para garantir que aquela informação é verdadeira.

Já o papel-filme, isopor e alumínio devem ser evitados de todas as formas, pois os 2 primeiros trazem danos à saúde, enquanto o alumínio pode gerar incêndios.

Cuidados com seu microondas

Além dos cuidados com o tipo de item que você utiliza no micro-ondas, também existem muitas outras dicas de segurança referente a este aparelho. Algumas delas, são:

  • Utilize recipientes fechados para aquecer líquidos;
  • Não obstrua as saídas de ar do aparelho;
  • Utilize a potência adequada para preparos especiais;
  • Mantenha distância do aparelho enquanto ele estiver em uso;
  • Cuidado com alimentos proibidos;
  • Utilize produtos adequados na limpeza.

Essas dicas tem como alvo sua proteção e uma durabilidade mais longa do seu microondas.

Alimentos que não devem ser levados ao microondas:

Alguns alimentos com pouca umidade como amendoim e pão podem ir ao micro-ondas, porém, por pouco tempo para não ocorrer incêndios.

Alimentos com casca como tomate, batata, pimenta e linguiça devem ser furados antes de serem levados ao microondas para evitar o risco de explodirem.

Ovos não devem ser preparados e nem aquecidos no microondas, assim como uvas e óleo também não devem ser levados ao aparelho.

Também existem alguns que não oferecem perigo, mas acabam por ficar completamente murchos. É o caso dos vegetais folhosos, como rúcula, alface, couve, repolho e outros.

Melhores produtos para limpeza do microondas

Para realizar a limpeza do microondas, não são necessários produtos mirabolantes e milagrosos.

Basta utilizar água, vinagre e sabão para realizar a limpeza do aparelho. Pois, produtos abrasivos podem danificá-lo.

Como limpar o seu microondas

Para limpar o micro-ondas de acordo com a recomendação dos fabricantes, é bem simples, basta seguir esses 4 passos:

  1. Coloque um recipiente pequeno com água e uma colher de vinagre no micro-ondas por 5 minutos na potência máxima e espere mais 3 minutos para abri-lo, após apitar;
  2. O passo anterior terá amolecido a sujeira. Agora, retire o aparelho da tomada e passe um papel toalha por dentro para remover a sujeira. Se depois de ter feito isso, alguma sujeira permanecer, então passe um pano úmido com algumas gotas de detergente;
  3. O prato giratório pode ser removido e lavado na pia como uma louça qualquer. Porém, é necessário esperar ele esfriar para realizar esta lavagem;
  4. Por fim, passe um pano úmido com detergente na parte externa do microondas e depois seque com outro pano ou papel toalha. Cuidado com o painel de funções, nele é recomendado apenas o uso do pano seco ou papel toalha.

Conclusão

Por fim, queremos te relembrar de não colocar papel-filme, alumínio e isopor no microondas. No caso do plástico, lembre-se de conferir se ele pode ir ao micro-ondas, em caso de dúvidas, não utilize.

Também não se esqueça dos cuidados a serem tomados com o aparelho, assim como os alimentos que não devem ser preparados ou aquecidos nele e a forma correta de limpá-lo.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários que será um prazer ajudá-lo!

Fonte: Cozinha Profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo