O Desafio do Espelho: adolescentes e a aparência

Pediatras debatem as dificuldades de aceitação dos jovens.

Cirurgias Plásticas, Acnes, celulites, estrias, cosméticos, postura, atividades físicas e até anabolizantes. Esses serão temas discutidos no Simpósio de Medicina do Adolescente, que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro e faz parte da programação do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado entre 12 e 16 de outubro.

A conferência chamada O desafio do espelho irá discutir a ditadura da beleza e magreza imposta pela sociedade e, especialmente, entre os adolescentes. Dentro do tema podemos explorar desde a questão psicológica dessas cobranças, o bullying feito com quem está longe desses padrões, passando pelo que é saudável e possível para cada idade.

A mesa, que acontece nesta quarta-feira, fala sobre o Transtorno Disfórmico Corporal, quando há uma discrepância ou diferença entre aquilo que a pessoa acredita ser (em termos de imagem corporal) e aquilo que realmente é. Muitos pais se esforçam, em vão, para convencer seus filhos adolescentes de que eles não são tão magros como acreditam, ou que não têm o nariz tão enorme como se veem… Os adolescentes, entretanto, não acreditam em nenhum desses argumentos, mesmo se forem ditos por centenas de pessoas… eles continuam diante do espelho reclamando suas “deformidades”.

Os especialistas que abordam o tema estão à disposição durante todo o 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece até o dia 16 de outubro.

Para outras informações sobre a programação do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, acesse: http://www.cbpediatria.com.br/

Fonte: SB Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo