Novo terremoto atinge a Turquia e provoca desabamento de edifícios

Um novo terremoto atingiu na manhã desta segunda-feira (27) o Leste da Turquia, causando mais destruição e mortes – Foto: Hussein Malla / AP Photo

Um novo terremoto de magnitude de 5,2 graus atingiu novamente a Turquia na manhã desta segunda-feira (27), provocando o desabamento de vários edifícios residenciais e, principalmente, causando mais mortes.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o terremoto de hoje atingiu o Leste do país, a uma profundidade de 6,5 km.

O epicentro do tremor ocorreu na cidade de Yesilyurt, na região de Malatya. O número de vítimas ainda não foi divulgado.

A Turquia e a Síria sofrem com terremotos quase diários desde o início do mês, quando uma série de tremores, de magnitude de 7,8 graus, atingiu os dois países, provocando a morte de pelo menos 50 mil pessoas.

O prefeito da Cidade de Yesilyurt, Mehmet Cinar, disse em entrevista coletiva que ao menos dois prédios desabaram e que outros quatro ficaram seriamente danificados. A orientação das autoridades é para que os moradores deixem os edifícios imediatamente.

O novo tremor acontece em uma região já bastante afetada pelo terremoto anterior. A população local está sendo obrigado a viver sob os escombros de prédios, casas e estabelecimentos comerciais. Falta água, comida e medicamentos.

Segundo o governo turco, cerca de 173 mil prédios foram destruídos e/ou ficaram seriamente danificados.

O líder da Turquia, Recep Tayyip Erdogan tem sido muito criticado por não atender com rapidez as vítimas do terremoto. Ele responde que está fazendo o possível para dar assistência a população e culpa as construtoras por não seguir os protocolos de segurança e antiterremoto do país.

Nesta segunda-feira (27), Recep Tayyip Erdogan determinou a prisão de 184 empreiteiros.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo