No “Outubro Rosa”, HU-UFGD realiza ações de cuidado e conscientização sobre o câncer de mama

“Quem ama (se) cuida!” foi o tema escolhido para a campanha de 2023 que contou com uma vasta programação para o público interno e externo

Foto: Divulgação

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 com o objetivo de alertar a sociedade quanto a importância da detecção precoce do câncer de mama, que é um dos tipos de câncer que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a 25% dos novos casos de câncer por ano, conforme o INCA. A doença é mais comum a partir dos 35 anos e com o avançar da idade o risco cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, de forma mais rara, representando apenas 1% do total de casos da doença. O aumento dos casos de câncer de mama fez o movimento ganhar força no decorrer dos anos e a cor rosa é utilizada durante todo o mês de outubro em várias cidades do mundo para chamar a atenção da sociedade para a causa.

Abraçando a causa e objetivando conscientizar seu público interno e externo, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, promoveu diversas ações alusivas ao Outubro Rosa.

O prédio da Unidade da Mulher e da Criança está iluminado na cor rosa, reforçando a mensagem da necessidade do autocuidado, ficando assim até o final do mês de outubro.

No dia 03, aconteceu a cerimônia de abertura das atividades do Outubro Rosa no auditório do hospital, com participação do superintendente do hospital, Dr Hermeto Macario Amin Paschoalick e do gerente de atenção à saúde, Tiago Amador. Na sequência foi realizada uma dinâmica de grupo – Quebrando o gelo “Você não está só!” e a Roda de Conversa – “A importância do apoio social: juntos somos mais fortes”, com instituições que apoiam o combate ao câncer juntamente e a psicóloga da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, Andréia Bonito.

Ainda no período da manhã foi proferida a palestra “É preciso cuidar hoje, para que haja o amanhã”, com Dr. Evandro Eduardo Cagnazzo (mastologista).

UMC iluminada com as cores da campanha – Foto: Divulgação

No período da tarde foi ministrada a palestra “Aspectos psicológicos na prevenção do câncer de mama” com a psicóloga Andreia Bonito e a roda de conversa: “A importância das campanhas de conscientização e seu impacto na comunidade hospitalar” com colaboradora que foi atendido na campanha, coordenadora do evento, Iara Beatriz Andrade de Souza, residente que participou da campanha 2022, Camila Lapa Matos Ribas e a preceptora Ana Carla Tamizari Pereira.

Finalizando com a dinâmica “Nos ajude a ajudar”, realizada pela Associação de Voluntários do HU-UFGD.

De 02 a 06 de outubro foi disponibilizado agendamento de exames na Divisão de Enfermagem e realização de exames clínico de mamas e papanicolau no prédio da UMUL.

Nos dias 03 e 05 de outubro aconteceu a realização de triagem de ISTs (testes rápidos de HIV) e, no dia 07 de outubro as atividades foram encerradas com a caminhada “Quem ama (se) cuida!”,  com saída da praça Antônio João em que os participantes foram convidados a usar peças de roupa cor de rosa.

 Ainda, nos dias 24 e 25 de outubro, no prédio da UMC, haverá um spa das mãos promovido pela Mary Kay do Brasil, um spa das mãos para todas mulheres do hospital, com atendimento em horário integral, reforçando a necessidade de realizar o autoexame das mamas e, para isso, é importante que as mãos estejam bem cuidadas. Após o spa, será exibido um vídeo educativo demonstrando como fazer o procedimento de autoexame das mamas.

Lembrando que ele não é considerado um dos exames preventivos do câncer e não permite fazer o diagnóstico do câncer, no entanto, ajuda a mulher a conhecer melhor o corpo, permitindo que se esteja atenta a possíveis alterações que possam surgir na mama.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo