Nevasca e onda de frio atinge os EUA e mata 21 pessoas

Após a intensa nevasca que desde o dia 12 de janeiro atinge os Estados Unidos (EUA), agora é uma onda de frio que está atingindo várias regiões do país, e que já causou a morte de pelo menos 21 pessoas.

Tempestade de neve e onda de frio atingem os EUA e provocam mortes e danos em diversas cidades. As fortes nevascas chegam a impedir a passagem de veículos de emergência – Foto: Handout / The Office Of Governor Kathy Hochul / AFP

A tempestade de neve e a onda de frio devem piorar nos próximos dias, segundo informações do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS – sigla em inglês). A orientação das autoridades é para que as pessoas armazenem comida e água e que fiquem em casa, evitando principalmente se locomover com veículos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as tempestades de neve e a onda de frio atinge principalmente os Estados de Nova York, Tennessee, Mississippi, Arkansas, Kansas e Oregon.

Devido a formação de gelo nas vias públicas e rodovias, houve um aumento significativo no número de acidentes automobilísticos. Na Pensilvânia, uma motorista perdeu o controle da direção e o carro parou em uma das pistas. Ao saírem do carro, cinco mulheres foram atropeladas por um caminhão, cujo motorista também perdeu o controle da direção. Segundo as autoridades locais, as duas pistas da rodovia estavam cobertas de gelo.

A onda de frio que desde a semana passada vem atingindo os EUA, já causou a morte de pelo menos 21 pessoas – Foto: Jalen Wright/EFE

A onda de frio foi batizada de ‘Arctic Blast’, ou ‘Rajada do Ártico’, e deve voltar mais intensa no fim desta semana, diz um relatório do NWS.

Segundo os meteorologistas, a intensa nevasca e a onda de frio devem atingir cidades localizadas no Noroeste e Nordeste do país.

Cerca de 100 milhões de pessoas estão sob alerta de tempestade de neve intensa e, sobretudo, de frio intenso. As temperaturas em Nova York podem chegar a -30º C em diversas regiões, principalmente no Central Park, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Além da nevasca e do frio intenso, a chuva e os ventos complicam ainda mais a situação dos norte-americanos. Mais de 10 mil voos foram cancelados e alguns aeroportos foram fechados no país.

Com informações das Agências EFE, AFP e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo