Neste sábado (21), brasileiros buscam título mundial no maior torneio individual de Breaking em Paris

Final mundial do Red Bull BC One acontece na icônica quadra de Roland-Garros e será transmitido pela RBTV às 13h e pelo SporTV2 e Podpah às 15h

O Breaking irá dominar uma das mais icônicas quadras de tênis do mundo para um show de powermoves e footworks! Neste sábado (21), a quadra central de Roland-Garros, em Paris, será o palco da decisão mundial do Red Bull BC One, o maior torneio 1×1 da nova modalidade olímpica. Representando o Brasil estão o B-Boy Allef e a B-Girl Maia, já classificados direto para a grande final como wildcards – convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas, e a atual campeã nacional Toquinha que enfrentou a Last Chance Cypher na quinta-feira (19) e se classificou para a grande decisão, tornando-se a primeira B-Girl brasileira na história a avançar desta fase.

Após vencer a etapa nacional, B-Girl Toquinha disputou a Last Chance Cypher e se classificou para a final mundial do Red Bull BC One 2023 (Crédito: Thinh Souvannarath / Red Bull Content Pool)

O evento ainda conta com uma programação especial em meio a futura cidade olímpica. Entre os dias 18 e 20 de outubro, o centro cultural Centquatre-Paris recebe o Red Bull BC One Camp, evento que celebra a cultura do Breaking por meio de workshops, oficinas de danças, batalhas de exibição e que também foi o palco da Last Chance Cypher, etapa que definiu as 4 últimas vagas para a final de cada categoria.

Entre os B-Boys classificados estão: Kid Colombia (Holanda), Khalil (França), Amaro (Itália) e Mighty Jake (Venezuela). O B-Boy Leony, pentacampeão nacional brasileiro, avançou até as oitavas de final, mas não conseguiu garantir a classificação. Na categoria feminina, as B-Girls que garantiram vaga na final são: Yasmin (Japão), Stefani (Reino Unido), Kimie (França) e Toquinha (Brasil). Os 8 classificados se juntarão a 24 convidados na grande decisão, que terá transmissão ao vivo, no dia 21, por meio da Red Bull TV a partir das 13h; do Youtube do Podpah e no canal SporTV2, a partir das 15h (horário de Brasília).

Em um formato mata-mata, os 16 breakers de cada categoria terão que enfrentar um júri de peso composto pelo B-Boy coreano Kill, o mexicano Hill, o norte americano Flea Rock e as B-Girls Babyson e Movie One. Os dançarinos devem se apresentar em um período de 30 segundos até 1 minuto, com duas a três entradas em cada round, e serão avaliados com base em critérios como técnica, criatividade e simpatia. No comando do evento, os talentosos Amjad Khan e MyVerse serão os hosts da grande final, que já está com ingressos esgotados.

Me sinto pronto pra seguir essa que é uma das muitas missões da minha vida, trazer consciência, profundidade, felicidade e revolução na minha vida, nas nossas vidas, nessa cultura, no mundo”, avalia Allef, brasileiro já classificado para a decisão.

Da esquerda para a direita, as B-Girls classificadas Yasmin, Stefani, Kimie e Toquinha (Crédito: Thinh Souvannarath / Red Bull Content Pool)

O caminho até Paris!

Na contagem regressiva para a estreia do Breaking como modalidade no maior evento multiesportivo do mundo, o Red Bull BC One passou por 28 países durante o ano de 2023 e promoveu mais de 90 qualificatórias regionais para selecionar os melhores breakers do mundo. Em São Paulo, o Memorial da América Latina – que já foi sede da etapa mundial do Red Bull BC One em 2006 – reuniu em julho os 32 melhores dançarinos do Brasil e, após batalhas de alto nível, a paulistana Toquinha conquistou seu primeiro título nacional e o paraense Leony alcançou o feito inédito de ser pentacampeão na competição. Para chegar aos 32 finalistas, a disputa contou com seletivas em Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Ainda durante a passagem do campeonato pelo Brasil, aconteceu também a Cypher Latam, uma etapa para os países da América Latina que não tiveram seletivas regionais da competição. Representando seus respectivos países, 16 B-Boys e as 16 B-Girls se enfrentaram em batalhas emocionantes e o B-Boy Rick Rulez e a B-Girl Luma, ambos colombianos, se classificaram para representar a América Latina na Last Chance Cypher, porém, não conseguiram avançar para a final mundial.

A capital francesa já foi a sede de outras edições do torneio em 2008 e 2014. Em 2022, a final mundial do Red Bull BC One aconteceu em Nova York (EUA), considerado o berço do hip-hop, e teve como vencedores o bicampeão B-Boy Victor e a B-Girl holandesa India, que garantiu seu primeiro título aos 16 anos e se tornou a mais jovem a levar o cinturão do campeonato.

Da esquerda para a direita, os B-Boys classificados Kid Colombia, Khalil, Amaro e Mighty Jake (Crédito: Thinh Souvannarath / Red Bull Content Pool)

SERVIÇO

Red Bull BC One Camp + Last Chance Cypher 2023

Data: 18, 19 e 20 de outubro

Local: Centquatre-Paris – 5 Rue Curial, 75019 – Paris, França

Entrada: Gratuita

Red Bull BC One – Final Mundial 2023

Data: 21 de outubro

Transmissão ao vivo: Red Bull TV, a partir das 13h; Youtube.com/Podpah e no canal SporTV2 – a partir das 15h (horário de Brasília)

Local: Roland-Garros Stadium – 2 Av. Gordon Bennett, 75016 – Paris, França.

Entrada: Ingressos esgotados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo