‘Navio fantasma’, com 8 corpos a bordo, chega ao litoral do Japão e intriga autoridades

Autoridades policiais japonesas vistoriaram embarcação com corpos encontrado no litoral do Japão no último domingo (26/11) – Foto: Reuters

Um navio de madeira sem tripulação e contendo oito corpos e esqueletos humanos chegou no litoral do Japão na tarde de domingo (26/11) deixando os moradores assustado e as autoridades locais intrigadas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a embarcação atingiu uma das praias da cidade de Oga, no Noroeste do país, ficando encalhada em um banco de areia. O barco é de madeira e possui cerca de 7 metros de comprimento.

As autoridades policiais japonesas acreditam que a embarcação seja de pesca e oriunda da Coréia do Norte. Elas tentam agora identificar os corpos.

Não é incomum que barcos de pesca norte-coreanos sejam arrastados pelas correntes marítimas, fazendo com que fiquem à deriva. Algumas embarcações já ficaram à deriva e chegaram ao Japão, sendo então devolvidos a Coréia do Norte.

O barco, ainda intacto, estava sem dispositivo de navegação e levava a bordo oito corpos, alguns em estado de decomposição e outros já sendo esqueletos.

O ‘navio fantasma’ encontrado no domingo (26/11) apareceu dias depois que outra embarcação com um grupo de homens a bordo, que diziam ser norte-coreanos, ter aparecido em Yurihonjo, na mesma região.

Esses cidadãos, supostamente norte-coreanos, estavam aparentemente bem de saúde e disseram deixaram o litoral da Coréia do Norte com o objetivo de pescar lulas, mas que acabaram chegando a costa japonesa devido ao mau tempo e as fortes ondas.

As autoridades japonesas informaram que outros dois corpos foram encontrados no sábado (25/11) na Ilha de Sado. Junto aos restos mortais haviam dois maços de cigarros de marca norte-coreana, além de outros pertences.

Ainda segundo as autoridades do Japão, é comum avistar embarcações da Coréia do Norte em águas territoriais japonesas, sendo que em alguns casos a Guarda Costeira precisa resgatar as tripulações desses barcos.

Um especialista em comércio exterior, ouvido pela equipe de reportagem, disse que a aparição desses ‘navios fantasmas’ no mar do Japão é uma consequência da tentativa das autoridades norte-coreanas em saciar a fome no país, exigindo dos pescadores cotas ainda maiores de frutos do mar.

Com informações da Agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo