Natal movimenta setor de comércio e serviços em Mato Grosso do Sul

Com a aproximação das comemorações, pequenos negócios começam a se preparar para celebrações natalinas

Fotos: Divulgação

Os pequenos negócios de Mato Grosso do Sul estão otimistas com o movimento que o Natal, época mais aguardada pelos consumidores, vem gerando. Atendidos pelo Sebrae/MS, dois empreendimentos de Campo Grande se prepararam para oferecer aos clientes produtos e experiências diferentes. São eles: André Nardo dos Santos, proprietário e chef do Domus Bistrot – restaurante de culinária contemporânea e Priscila Muniz Medeiros, dona da Academia do Aprender – loja virtual de brinquedos de madeira e recursos educativos.

O segmento da alimentação é um dos que mais se beneficia com a época natalina, devido às comemorações. Segundo o levantamento “Natal e Fim de Ano 2022 – Intenções de consumo e de comemorações dos residentes do Mato Grosso do Sul”, realizado pelo Sebrae/MS e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS), para celebrar a data, a maioria das pessoas (66,8%) optará por fazer uma refeição em casa. Grande parte dos consumidores (53,7%) comprará bebidas e outra parcela (48,1%) realizará a refeição na residência de amigos ou familiares. Por fim, um grupo pequeno (1,6%) viajará.

De olho na parcela dos consumidores que fará a refeição em casa, o Domus Bistrot Restaurante, localizado no bairro Jardim dos Estados, optou por oferecer um Menu Especial de Natal que contém três opções de ceia, como “Especialidades Domus”, “Ceia Tradicional” e “Ceia Chef Nando”. No cardápio natalino, todos os combos contam com entradas, pratos principais e sobremesas e servem dez pessoas.

É uma época de bastante movimento, inclusive com encomendas de ceia de Natal. Para os nossos clientes vamos oferecer três tipos de ceia de Natal, todas bem completas. Nossa expectativa para esse momento de comemorações é grande, afinal temos sempre reservas de confraternizações de empresa. Neste período em que divulgamos o nosso cardápio de Natal os clientes já começaram a encomendar”, explica André Nardo, proprietário e chef do local, que está há seis anos no mercado.

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Além das comemorações, a entrega de presentes faz parte da tradição natalina. Em Mato Grosso do Sul, a maioria dos consumidores, 86,3%, pretende adquirir os produtos em uma loja física, conforme aponta a pesquisa realizada pelo Sebrae e IPF-MS. Os presentes preferidos são roupas, calçados e acessórios (68,8%), brinquedos (45,5%), móveis e eletrodomésticos (5,4%) e celulares e notebooks (3,2%).

Ao focar nas crianças, os brinquedos geralmente são as opções preferidas dos consumidores. A empresária Priscila Muniz Medeiros, dona da Academia do Aprender, loja virtual de brinquedos de madeira, recursos educativos e terapêuticos, pensa no grupo e para este Natal, vai oferecer um produto especial para os clientes.

Vamos participar da ‘chegada do papai Noel’ em um condomínio e faremos visitas aos nossos clientes para levar os brinquedos até eles, tudo isso com atendimento virtual. As nossas embalagens estão preparadas para que nossos brinquedos sejam colocados ao pé da árvore. Tem um produto em especial que vou oferecer para os meus clientes, que é um livro de colorir, que pode ser levado para restaurantes ou em viagem com crianças”, comenta Priscila Muniz, da Academia do Aprender, que está no mercado há pouco mais de um ano.

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Orientações do Sebrae

Com a aproximação da data que é importante para as famílias e de grande movimento no comércio, o Natal também é um dos momentos de maior concentração de vendas. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira é preciso estar preparado para atender ao volume de demandas dos clientes.

Nesse período de Natal é importante que o empresário ‘arrume a casa’, pois previsão é que o volume de presença de pessoas seja maior. Saber receber esses clientes, ter equipamentos, infraestrutura, produtos e condições de pagamento é necessário para o público aproveite as oportunidades. Outro ponto importante, é estar com as finanças em dia e caso o empresário tenha uma loja física, arrumar a vitrine pode ser uma forma de captar clientes”, explica Carlos Henrique.

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