Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa Festival de Música de Foz do Iguaçu

Evento acontece de 9 a 15 de outubro e destaca a diversidade cultural da tríplice fronteira e região por meio da música. No programa, masterclass e oficinas de instrumentos e de canto coral, capacitação em produção cultural e apresentações. Inscrições gratuitas para as atividades já estão abertas. Iniciativa é parte do programa Arte de Toda Gente, de Funarte e UFRJ, e conta com a parceria local da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da UNILA.

Entre os dias 9 e 15 de outubro acontece no Paraná a Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa Festival de Música de Foz do Iguaçu, que traz em sua programação oficinas de gestão e elaboração de projetos culturais, de instrumentos musicais – violão, violino e violoncelo – e de canto coral infantil, juvenil e adulto; além de uma masterclass de piano e apresentações artísticas. Todas as atividades serão gratuitas e acontecerão em diferentes pontos da cidade. As oficinas estão abertas a músicos amadores, estudantes de música e profissionais da área musical da cidade paranaense e região fronteiriça. Para participar, é necessário se inscrever previamente por meio de formulário disponível em https://acesse.one/jrA15. O evento é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. E conta também como parceiros, com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

: A professora e pianista Erika Ribeiro é a atração da abertura do Festival – Foto: Aline Muller/Divulgação

O festival

O Festival de Música de Foz do Iguaçu foi concebido como um evento democrático, de promoção cultural e de entretenimento com ampla participação popular. Seu principal objetivo é incentivar a prática da música, da produção cultural e da economia criativa, contribuindo para a difusão intercultural e desenvolvimento da cidade e da região da tríplice fronteira. A ideia é que a população em geral vivencie a cultura. Nesse sentido, a música permite também que crianças e jovens se vejam como protagonistas de ações propositivas que contribuam para melhoria de suas vidas e de suas comunidades. Incluído no calendário de eventos local, o Festival de Música de Foz do Iguaçu busca também fomentar, a longo prazo, a cadeia produtiva artística e o desenvolvimento do turismo cultural na cidade.

Vale destacar que o calendário de atividades foi planejado de forma que, além das oficinas específicas de seus instrumentos de preferência, os músicos e/ou integrantes de coros possam também participar da capacitação em gestão de projetos culturais, que acontece em outros dias e horários.

Foz do Iguaçu, cidade multicultural

Localizada no extremo oeste do Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu está na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Um dos mais conhecidos destinos turísticos do País, Foz tem hoje quase 260 mil habitantes e é caracterizada por sua diversidade cultural: com destaque para oriundos da China, do Líbano e dos países vizinhos, vivem ali aproximadamente pessoas de 80 diferentes nacionalidades. Tais condições fazem de Foz do Iguaçu um local ideal para a realização de um festival intercultural, destacando a música fronteiriça, característica peculiar da região.

Programação

As oficinas

09, 10 e 11/10 (segunda, terça e quarta)

Oficina de gestão e elaboração de projetos – Professora Maria Cláudia Gondomar – 100 vagas

Horário: das 18h às 22h

Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – R. Benjamin Constant, 62 – Centro.

13 e 14/10 (sexta e sábado)

Oficina de violão – Professor Paulo Pedrassoli (UFRJ)

Horário: 10h às 18h

Local: Auditório do Colégio Vicentino São José – Av. Brasil, 1590 – Centro

Obs: são pré-requisitos: conhecimentos mínimos de violão e de teoria musical

Masterclass de piano – Ronal Silveira (UFRJ)

Horário: 10h às 18h

Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – R. Benjamin Constant, 62 – Centro

Oficina de coro infantil – Professora Juliana Melleiro (UFRJ), com a pianista Frank Liu

Horário: 10h às 11h

Local: Auditório SENAC – R. João Rouver, 160 – Centro

Destinada a crianças de 07 a 11 anos

Oficina de coro juvenil  Professora Juliana Melleiro (UFRJ), com a pianista Frank Liu

Horário: 14h às 15h

Local: Auditório SENAC – R. João Rouver, 160 – Centro

Destinada a adolescentes de 12 a 17 anos

Oficina de coro adulto – Professora Juliana Melleiro (UFRJ), com a pianista Frank Liu

Horário: 16h às 18h

Local: Auditório SENAC – R. João Rouver, 160 – Centro

Obs: No sábado, haverá uma apresentação com as canções trabalhadas nessas três oficinas.

Oficina de violino – Professor Fernando Pereira (UFRJ)

Horário: 10h às 18h

Local: Sala 1 SENAC – R. João Rouver, 160 – Centro

Aulas para estudantes de violino de nível básico, intermediário e avançado.

Oficina de violoncelo – Professor Iura Ranevsky (UFRJ)

Horário: 10h às 18h

Local: Auditório Wizard – Av. Brasil, 1539 – Centro

Atrações musicais

12/10 (quinta)

Abertura da programação musical do Festival – Concerto da pianista e professora da UNIRIO Erika Ribeiro

Horário: 19:30 (cerimônia de abertura), 20h30 (concerto)

Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – R. Benjamin Constant, 62 – Centro.

13/10 (sexta)

Apresentação conjunta dos professores da UFRJ – com Ronal Silveira (piano), Paulo Pedrassoli (violão), Fernando Pereira (violino) e Iura Ran (violoncelo), interpretando obras de Piazzolla, Villa-Lobos, Pixinguinha e Villani-Cortêz

Horário: 20h30

Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – R. Benjamin Constant, 62 – Centro

14/10 (sábado)

Apresentação de músicos credenciados no Corredor Cultural

Horário: 19h30

Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – R. Benjamin Constant, 62 – Centro

15/10/2023 (domingo)

Apresentação dos resultados das oficinas – violão, violoncelo, canto coral, violino e piano.

9h: Abertura do Evento

10h às 12h: Resultado das oficinas temáticas – Fundação Cultural

12h: Encerramento do Festival

Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – R. Benjamin Constant, 62 – Centro

A Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa

A Mostra Bossa criativa Arte de Toda Gente realiza edições presenciais e online – estas, com vídeos que podem ser acessados no site do projeto Bossa Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente. A iniciativa é voltada para a divulgação da produção cultural de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural do Brasil.

O programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvida através de sua Escola de Música, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

Serviço:

Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa Festival de Música de Foz do Iguaçu

Instituições parceiras: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Quando: de 9 a 15/10/2023

Onde: Foz do Iguaçu (PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo