Morre no RJ aos 71 anos, a modelo e atriz Elke Maravilha

Elke Maravilha – Foto: Divulgação

Elke Maravilha – Foto: Divulgação

A modelo e atriz Elke Maravilha morreu na madrugada desta terça-feira (16/08), por volta das 01h15min (horário de Brasília), aos 71 anos de idade, na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no Bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Ela estava internada para tratar de uma úlcera.

Bastante abalado, o irmão da atriz, Frederico Grünnupp, confirmou a informação e revelou que os familiares ainda não sabem informar quando e onde serão realizados o velório e o sepultamento.

Ela teve complicações após a operação [para tratar a úlcera] e também tinha diabetes. Ela não estava mais respondendo aos remédios“, disse o irmão da atriz.

Elke Maravilha em cena do filme ‘Xica da Silva’, produzido em 1976 pelo cineasta Cacá Diegues – Foto: Divulgação

Elke Maravilha em cena do filme ‘Xica da Silva’, produzido em 1976 pelo cineasta Cacá Diegues – Foto: Divulgação

Apesar do laudo médico ainda não ter sido liberado, Frederico disse que a atriz sofreu falência múltipla dos órgãos por volta da 1h (horário de Brasília).

Já a sobrinha da atriz, Natasha Grünnupp, disse que mesmo estando no hospital, Elke sempre estava sorrindo, mostrando que estava muito feliz, de bem com a vida.

Mesmo no hospital ela estava sempre muito feliz, sempre aquele ar de felicidade, a gente estava preocupada com as partes técnicas, vendo a situação, mas ela não. Ela passou por uma cirurgia no sábado porque um dos pontos da primeira cirurgia tinha estourado e depois disso piorou“, afirmou Natasha Grünnupp.

Elke Maravilha ficou mundialmente conhecida por sua irreverência e extravagância, e trabalhou em várias emissoras de TV do Brasil, como Rede Globo e SBT, onde participou como jurado nos Programas ‘Cassino do Chacrinha’ (TV Globo) e ‘Show de Calouros’ (SBT).

Elke Maravilha nasceu no dia 22 de fevereiro de 1945, na cidade de Leningrado (São Petersburgo), na União Soviética/Rússia, com o nome de Elke Georgievna Grünnupp. Sua família decidiu imigrar para o Brasil anos depois, tendo todos se instalado em Itabira, no Estado de Minas Gerais.

Em 1970 tornou-se modelo e trabalhou com a estilista Zuzu Angel, de quem se tornou amiga pessoal. Em 1972, durante a Ditadura Militar, foi presa por policiais do Exército no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, após rasgar um cartaz com a foto de Stuart Angel, filho de Zuzu, onde se lia ‘Procurado’.

Elke Maravilha – Foto: Divulgação

Elke Maravilha – Foto: Divulgação

Ela foi enquadrada na Lei de Segurança Nacional e por essa razão perdeu a cidadania brasileira. Foi libertada seis dias depois de sua prisão, graças à intervenção de artistas.

Decepcionada com as autoridades brasileiras, Elke Maravilha procurou a Embaixada da Alemanha e requereu a cidadania alemã, obtendo-a.

A atriz Elke Maravilha trabalhou ainda como professora, tradutora, modelo e bancária.

Em entrevista ao Portal de Notícias UOL, durante a 25ª Edição do Prêmio da Música Popular Brasileira realizado em 2014, declarou não sentir falta de Sílvio Santos, proprietário do SBT. “Sinto saudades do Chacrinha, do Silvio Santos não sinto a menor falta. Gosto de respeito”.

No cinema, Elke Maravilha se destacou no filme ‘Xica da Silva’, produzido em 1976 pelo cineasta Cacá Diegues.

Com informações das Agências Brasil, Estado e do Portal UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo