Morre na Alemanha, aos 78 anos, o ex-jogador e ex-técnico Franz Beckenbauer

Morreu na noite deste domingo (07), em Munique, no Sul da Alemanha, aos 78 anos de idade, o ex-jogador e ex-técnico de futebol Franz Beckenbauer, uma lenda do esporte e, sobretudo, do futebol mundial. As causas da morte ainda não foram divulgadas.

Franz Beckenbauer, ex-jogador e ex-técnico de futebol na Alemanha – Foto: Divulgação

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a notícia da morte de Franz Beckenbauer foi confirmada pelos assessores e familiares do atleta.

Franz Beckenbauer foi um dos três atletas no mundo a ganhar uma Copa do Mundo de Futebol como jogador e técnico, assim como Didier Deschamps e Mário Jorge Lobo Zagallo.

A família de Franz Beckenbauer divulgou um comunicado à imprensa informando sobre a morte do atleta. Segundo a nota, Beckenbauer morreu em paz enquanto dormia.

Franz Beckenbauer vinha a meses sofrendo problemas de saúde. No fim de dezembro de 2023, o irmão dele concedeu uma entrevista ao jornal alemão ‘Der Spiegel’, dizendo que o estado de saúde dele era delicado e instável.

Segundo a reportagem, Beckenbauer foi submetido a duas cirurgias cardíacas e perdeu a visão de um dos olhos. Ele vivia recluso e raramente saía de casa.

Franz Beckenbauer, ex-jogador e ex-técnico de futebol na Alemanha – Foto: Divulgação

Beckenbauer foi um dos maiores jogadores de todos os tempos. Ficou mundialmente conhecido como ‘Kaiser’ Conhecido como o “kaiser” – uma expressão derivada do latim, que significa ‘César’ (Imperador). Ele foi capitão da seleção alemã, vencedora da Copa de 1974, e novamente como técnico, em 1990.

O clube que ele mais adorava é o Bayern de Munique, tendo sido campeão da Liga dos Campeões pelo Bayern em três ocasiões (1973-74, 1974-75 e 1975-76).

Após sair do clube alemão, Beckenbauer foi jogar no Cosmos, nos Estados Unidos (EUA), ao lado de Pelé. Ele se aposentou oficialmente como jogador em 1984.

Depois que se aposentou como jogador, ele foi convidado para ser o treinador da Seleção Alemã, do Olympique de Marseille, e do Bayern de Munique. Também ocupou cargos na Federação Alemã e na Fifa.

Franz Beckenbauer, ex-jogador e ex-técnico de futebol na Alemanha – Foto: Divulgação

Em 2006, o Ministério Público da Suíça abriu uma investigação para apurar denúncias de que diretores de clubes alemães supostamente teriam ‘comprado’ o direito do país de sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2006.

Franz Beckenbauer foi investigado pelos promotores, porém o caso prescreveu antes do término das investigações.

Lembrando que Beckenbauer fazia parte do grupo que protocolou o pedido de candidatura da Alemanha para a Copa do Mundo de 2006. Depois, ele participou do comitê de organização do torneio.

Com informações das Agências Deutsche Welle, Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo