Moraes repudia atos golpistas de 8/1 e cita nazismo e fascismo

Ministro é relator dos casos no Supremo Tribunal Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (8) que não se pode pactuar com os responsáveis pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, e citou Adolf Hitler ao falar dos manifestantes golpistas durante uma cerimônia em lembrança da data, realizada no Congresso Nacional.

Autoridades no ato Democracia Inabalada

Autoridades no ato Democracia Inabalada (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

“O fortalecimento da democracia não permite confundir paz e união com apaziguamento ou esquecimento.

A impunidade não representa paz e união. Todos que pactuaram covardemente com a quebra da democracia serão responsabilizados”, disse Moraes, diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco e do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

“Um apaziguador, como lembra Winston Churchill, é alguém que alimenta um crocodilo esperando ser o último a ser devorado. A política do apaziguamento, cujo fracasso já foi demonstrado na tentativa de acordo do então primeiro-ministro Chamberlain com Adolf Hitler”, acrescentou Moraes.

O relator dos casos dos ataques do ano passado afirmou que os atuais “populismos” são comparáveis ao nazismo e ao fascismo do século passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo