Mês da Consciência Negra Atibaia 2023 tem Águas de Oxalá e Toni Garrido nesta semana

Programação com artistas locais tem início no dia 20, juntando-se ao movimento para comemorar a cultura afro e a luta contra o racismo

Em Atibaia, a comemoração do 20 de novembro, Dia da Consciência, dura o mês inteiro, trazendo uma série de atividades culturais gratuitas para celebrar a força e a riqueza da cultura afro, fortalecendo a luta contra o racismo. A sétima edição do Águas de Oxalá em 15 de novembro, Dia Municipal da Umbanda, e o show de Toni Garrido no sábado (18) são os destaques desta semana, mas ainda tem as atividades do Novembro Dandara, uma agenda de ações do coletivo Negra Visão realizada em parceria com a Prefeitura, e a programação com artistas locais promovida pela Secretaria de Cultura que começará no dia 20.

Foto: Divulgação

Toni Garrido promete muita música e amor em seu Baile Free, uma seleção de sucessos que pretende animar o público e colocar todo mundo para dançar no próximo dia 18, a partir das 20h, na Praça da Matriz.

Antes, no dia 15 de novembro, a Associação de Umbanda e Candomblé da Região Bragantina – ASSUCAB promove, com apoio da Prefeitura de Atibaia, mais uma edição do Águas de Oxalá. A concentração será a partir das 8h na Praça Guilherme Gonçalves, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, de onde partirá um cortejo pela Rua José Lucas até a Praça Claudino Alves. Com participação de diversas entidades religiosas, a celebração realiza a lavagem das calçadas da Igreja Matriz São João Batista, oferecendo muitas bençãos e águas de cheiro carregadas pelas ialorixás.

Também no dia 15, como parte da programação Novembro Dandara, Ricardo Mariano e o movimento cultural “O Samba é Minha Nobreza” comandam a festa, levando ao palco do Complexo Santa Clara (Av. Dr. Flávio Pires de Camargo, 1.200, Caetetuba) convidados como o sambista Camum Dongo. A roda de samba começa às 17h e tem como tema “A diáspora africana através do samba”.

Já a programação especial da Prefeitura de incentivo aos artistas locais se inicia na segunda-feira (20), com o espetáculo “A menina sem cor”, de Fernanda Emediato. A apresentação será às 14h, no Casarão Júlia Ferraz (Rua José Lucas, 11, Centro). O cortejo Percussomos, realizado pelo coletivo de mesmo nome, sai às 15h do Quilombo Urbano Negra Visão (Rua Dr. Oswaldo Urioste, 41, Centro), vibrando muita música brasileira pelas ruas do Centro.

Café das Pretas às 10h, oficina teatral do grupo Camélias às 15h, e a peça “A fome tem cor”, com Wanda Cavalcante, às 18h são as atrações do dia 25 de novembro, todas no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 51, Centro). Essa programação especial continua no dia 26 com Fratelli e Dy Zone às 14h, o show Resistência Ancestral, com a cantora Tatá Black, às 16h, e Paulinho do Rap e convidades às 18h, para encerrar.

Essas são apenas as atrações já confirmadas, mas a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Atibaia (COMPOCAT) ainda guardam algumas novidades e surpresas. Isso sem contar o show do rapper Xis no Complexo Santa Clara no dia 26 de novembro e as outras atrações da agenda municipal de eventos, que oferece atividades até dia 30 de novembro. Acompanhe os canais oficiais e redes sociais da Prefeitura para não perder o que vem por aí e confira a série de atividades do Novembro Dandara que fazem parte da programação 2023 do Mês da Consciência Negra em Atibaiahttps://www.atibaia.sp.gov.br/noticias/cultura/programacao-do-mes-da-consciencia-negra-atibaia-2023-segue-ate-dia-30-de-novembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo