Mel Lisboa adere a campanha do Abril Vegano

Desafio da SVB incentiva alimentação à base de vegetais e desafia influenciadores

Atriz Mel Lisboa – Foto: Fábio Audi

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) conta com uma proposta que pode ajudar aqueles que se interessam por uma alimentação à base de vegetais, mas ainda não deram o primeiro passo rumo à alimentação vegana: o Abril Vegano. O desafio consiste em convidar as pessoas a passarem o mês de abril sem consumir nenhum produto de origem animal.

O objetivo é destacar o impacto positivo de uma alimentação vegana, tanto na saúde, quanto no meio ambiente. Como exemplo, deixando de consumir produtos de origem animal por um único dia, é possível poupar 22m² de terras e 8kg de grãos, deixar de emitir 10kg de CO², e economizar 68 litros de água azul (dos reservatórios de água doce). De outro lado, a produção desenfreada da pecuária, contribui com 14% das emissões de gases de efeito estufa no planeta, segundo a ONU, e 70% da área desmatada na Amazônia é usada para pasto, e parte do restante para produção de ração, causando um enorme impacto negativo no meio ambiente.

Quando o assunto é saúde, a cada 50g de carne processada consumida por dia é aumentado em 18% o risco de câncer de cólon, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Outro estudo publicado pela BMC Medicine (2021) mostra que o consumo regular de carne, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, a diminuição de produtos de origem animal no organismo é benéfica para a saúde, além de incentivar uma alimentação mais balanceada, equilibrada e saudável.

Como destaque da campanha, a embaixadora de 2023 é a atriz Mel Lisboa, que atualmente é ovolactovegetariana, ou seja, exclui o consumo de todo tipo de carne da sua dieta, mas consome ovos, leite e seus derivados.

Participar do abril vegano é se abrir ao novo, a novos sabores e aromas. Pensar na refeição de uma maneira diferente, se aventurar em novos territórios, expandir nossa mente. Além de, claro, ter a tranquilidade de que não estamos maltratando nenhum animal“, diz Mel Lisboa.

Além da participação da atriz, outros influenciadores irão desafiar famosos a aderirem ao Abril Vegano. A ideia, segundo a organização, é promover a alimentação vegana para mais pessoas, mostrando os benefícios ambientais, para a saúde e sem crueldade animal.

A importância de uma ação como essa é ajudar a quem quer dar o primeiro passo rumo a uma alimentação vegana. Segundo o Datafolha, 63% dos brasileiros gostariam de reduzir o consumo de carne, e pesquisas do IPEC de 2021, apontaram que 46% deixam de comer carne pelo menos uma vez na semana por vontade própria.

Segundo o IBOPE, atualmente 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, um número expressivo, mas que pode se tornar ainda maior.

Uma alimentação 100% à base de vegetais, que exclui todos os alimentos de origem animal, não somente é possível como também é comprovadamente uma das formas mais efetivas de você cuidar da sua saúde”, afirma a nutricionista e Diretora do Departamento de Saúde da SVB, Alessandra Luglio.

Esse já é o terceiro ano da campanha Abril Vegano, e os embaixadores das edições anteriores foram Valentina Bulc, Henrique Camargo, Day Mesquita, Rayssa Bratillieri e José Trassi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo