Medição inteligente de água individual pode contribuir para a economia de energia

Consumidor pode acompanhar seu consumo diário de água, fazendo escolhas de utilização mais adequadas e econômicas de acordo com seu perfil de uso ao longo do dia. Tema será discutido em encontro de utilities que acontece em setembro.

Foto: Divulgação

Um sistema AMI (Advanced Metering Infrastructure) é uma arquitetura para comunicação bidirecional automatizada entre medidores inteligentes (eletrônicos) e as empresas de utilities (água, gás ou energia). Considerando as empresas de fornecimento de água e saneamento, o uso de sistemas de AMI tem o objetivo de prover as empresas com dados de medição em tempo real dos clientes finais, possibilitando a construção do perfil de consumo de cada cliente.

Os benefícios possíveis de sistemas AMI em fornecimento de água e saneamento são muitos, assim como também são para concessionárias de energia e gás. Para que eles se realizem, porém, é preciso vencer desafios técnicos e de legislação, alguns comuns aos três segmentos e outros diferenciais. Dentro deste escopo, o tema de benefícios e desafios de infraestruturas de AMI em fornecimento de saneamento integra a programação da 15ª Latin American Utility Week (LAUW), evento que acontece de 19 a 21 de setembro em São Paulo e reunirá empresas e especialistas para debaterem boas práticas e diretrizes para os segmentos de energia elétrica, água e gás.

Ministrada pela engenheira especialista em automação distribuída e telemetria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Tânia Mara Pereira Marques, a palestra Medição inteligente (AMI) de água individualizada – desafios de infraestrutura discutirá benefícios para concessionárias e clientes e desafios tecnológicos de AMI em saneamento.

De acordo com a palestrante, é preciso discutir os desafios construtivos da infraestrutura para realizar plenamente os benefícios de um sistema AMI, que vai modificar as relações das concessionárias com os clientes, produzir novos modelos de negócio e racionalizar o uso da água.

A palestra ocorre no dia 21 de setembro, às 14h40, e faz parte de uma extensa programação que colocará em pauta, ao longo dos três dias de evento, os mais importantes temas da atualidade no setor de utilities. O evento mantém, nesta edição, o formato dinâmico e interativo de conferência panorâmica, com o objetivo de repetir o sucesso do último ano.

Todos os eixos temáticos – Smart Grids & Medição, Cidades Inteligentes, Renováveis e Água & Gás – são apresentados em uma mesma sala com quatro palcos simultâneos, onde os participantes podem escutar as palestras por fones de ouvidos sintonizados no palco de seu interesse. Mais informações em http://www.latin-american-utility-week.com/conferencia-panoramica

Sobre a LAUW

Organizada pela Clarion Events Brasil, a 15ª edição da Latin American Utility Week (LAUW) reunirá as principais empresas de medição de energia elétrica, água, e gás, geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, automação de redes, TI e Telecom, redes e cidades inteligentes. O evento integra um portfólio global que inclui outros quatro encontros ao redor do mundo: European Utility Week, Australian Utility Week, African Utility Week e Asian Utility Week.

Além da área de exposição, a programação inclui sessão plenária no primeiro dia e conferência panorâmica 360º no segundo e no terceiro dia. Ao todo serão quatro palcos simultâneos com especialistas falando sobre Medição (Metering & Smart Grids), Cidades Inteligentes, TI e Telecom (Smart Grids & Smart Cities), Energias Renováveis e Eficiência Energética (Renewables) e Água e Gás (Water & Gas).

Clarion Events

Por mais de 65 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil visitantes e congressistas e 12 mil expositores e patrocinadores em mais de 200 eventos realizados ao redor do mundo. A Clarion Events tem presença global – atua em 12 escritórios em 9 países e está no Brasil desde 2008.

Latin American Utility Week (LAUW)

Data: 19 a 21 de setembro

Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo – SP

Horário: Exposição – 10h às 18h / Conferências – 9h30 às 17h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo