Mandetta é demitido por Bolsonaro e crise na saúde pública continua

Luiz Henrique Mandetta foi demitido agora a pouco do cargo de Ministro da Saúde pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. Em seu lugar ficará o médico oncologista Nelson Teich.

Mandetta entrou em confronto com Jair Bolsonaro, ao defender o isolamento social para tentar diminuir a proliferação pelo contágio do Coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil.

Luiz Henrique Mandetta – Foto: Agência Brasil

Luiz Henrique Mandetta seguiu rigorosamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendou a quarentena em casa para evitar o alastramento da doença, que está matando milhares de pessoas pelo mundo.

Bolsonaro defende que a prioridade atual é a economia do país e não a saúde pública. Vários países, como Estados Unidos (EUA) e Itália adotaram esse mesmo discurso, e o que se viu foi alastramento da doença e milhares de mortes. Após, os líderes desses dois países resolveram adotar o isolamento social, mas já era tarde.

O prefeito de Milão, na Itália, chegou a pedir desculpas publicamente por não ter adotado no tempo certo o isolamento social, permitindo a morte de milhares de cidadãos italianos.

Os governadores de São Paulo e Rio de Janeiro decidiram por conta própria adotar o isolamento social, e determinaram o fechamento de escolas, estabelecimentos comercial e de entretenimento. Apenas os estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como farmácias, supermercados e outros, podem funcionar normalmente.

Voltando a exoneração do excelente médico Luiz Henrique Mandetta, ele participou na manhã de hoje de um seminário virtual sobre o enfrentamento do Coronavírus, enquanto Bolsonaro recebia no Palácio do Planalto o oncologista Nelson Teich.

Após, Luiz Mandetta foi chamado ao Palácio do Planalto para conversar com Bolsonaro, tendo sua saída do Ministério da Saúde sido anunciada oficialmente.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo