Mais de 40ºC e alerta de perigo da meteorologia iniciam semana em MS; médica fala sobre riscos graves à saúde

Ondas de calor intenso podem gerar diversos problemas e médica dá dicas de cuidados para o dia a dia

Perigo! O aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (18) alerta sobre a forte onda de calor que chega a Campo Grande e todo o estado, podendo causar riscos graves à saúde, como a hipertermia, desidratação e insolação. Ainda segundo o comunicado, a alta nos termômetros pode durar até o dia 22/9.

Foto: Divulgação

Meteorologista do Inmet, Helena Turon Balbino explica à Unimed Campo Grande que “a alta pressão atmosférica está atuando em grande área do Brasil e está acoplada ao sistema de baixa pressão atmosférica no oceano Pacífico Sul, que tenta transpor a barreira dos Andes. Como é bem intenso, vai se alongando para atravessar lentamente a cordilheira no centro-sul do Chile. Até esse sistema transiente (baixa pressão) transpor os Andes, a alta pressão ficará atuando em grande parte do Brasil, causando as altas temperaturas”.

Sobre a previsão de chuvas para nossa região sul-mato-grossense, Helena conta que “a alta pressão atmosférica inibe chuvas generalizadas e de grande duração. O que ocorre são pancadas de chuva, por vezes fortes, mas isoladas. Além disso, para os próximos dias, algumas áreas do Pantanal de MS podem chegar a temperaturas superiores a 42°C”. A especialista ainda pondera: “como esses sistemas são dinâmicos, é preciso acompanhar a previsão do tempo diariamente”.

Com a mudança abrupta dos termômetros marcando elevadas temperaturas, a saúde pode ser comprometida e diversos são os riscos, alguns deles graves, necessitando de um olhar atento. Especialista em clínica médica da Unimed CG, Dra. Carolina Albuquerque Arroyo responde as principais e mais importantes questões sobre o assunto.

Quais riscos as altas temperaturas podem ocasionar à saúde?

A principal complicação causada pelo forte calor é a desidratação, uma condição que pode evoluir e, em alguns casos, pode ser necessário internação hospitalar. Em idosos e crianças o quadro costuma ser mais grave, podendo até levar a óbito.

As altas temperaturas também podem provocar insolação, problemas respiratórios e cardiovasculares.

O que fazer para cuidar da saúde neste tempo? 

Alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar os efeitos das altas temperaturas são:

– Aumentar a ingesta de líquidos

– Evitar se expor ao sol entre 10h e 16h

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Em caso de insolação, como cuidar? 

O objetivo é baixar a temperatura corporal, lenta e gradativamente, por isso alguns cuidados podem ser feitos, sendo:

– Se abrigar em um local fresco, com sombra e ventilação

– Aumentar a ingesta de líquidos resfriados, como água fria ou gelada

– Refrescar o corpo, pode ser borrifando água fria em todo o corpo ou aplicando compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas

– Procurar ajuda médica o mais rápido possível

Quais os sintomas de desidratação são sinais de alerta?  

No caso de desidratação, alguns sinais e sintomas podem gerar um alerta para quadros mais graves como:

– Queda da pressão

– Diminuição do volume urinário

– Sensação de desmaio e/ou desmaio

– Sonolência

– Desorientação e confusão mental, sendo imprescindível uma avaliação médica emergencial

Quais alimentos são indicados para ajudar a refrescar o corpo e manter-se hidratado? 

Frutas, como laranja, abacaxi, morango, melancia e melão possuem alto teor de água na composição, assim como algumas hortaliças (alface, espinafre, repolho, tomate, abobrinha e pepino).

Atenção! Hipertermia 

A hipertermia é o aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40ºC, desencadeada pela exposição prolongada ao calor excessivo, acometendo, principalmente as crianças e pessoas idosas. É uma situação grave, que pode até mesmo levar o indivíduo à morte, caso o resfriamento do corpo não seja feito rapidamente. Dentre os sinais e sintomas da hipertermia, podemos ter:

– Dor de cabeça

– Tontura

– Fraqueza

– Queda de pressão

– Confusão mental

– Câimbras

– Alucinação

Prevenção 

Para prevenir a hipertermia é fundamental evitar situações em que o corpo estará submetido a altas temperaturas, como: prática de exercícios físicos por tempo prolongado em horários que a temperatura é mais elevada (entre 10h e 16h), usar roupas leves, beber sempre muita água, não consumir bebidas alcoólicas e manter-se em ambientes frescos e arejados.

Tratamento 

O tratamento da hipertermia consiste, na maioria dos casos, no resfriamento, que inclui técnicas de ventilação, uso de tecidos molhados, imersão em água fria e uso de pacotes de gelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo